https://fafire.emnuvens.com.br/revista/issue/feedRevista FAFIRE2024-12-29T21:16:38-03:00 Profa. Dra. Maria Julia Carvalho de Melomariaj@prof.unifafire.edu.brOpen Journal Systemshttps://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/778Sumário2024-12-29T18:06:14-03:00Maria Julia Carvalho de Melomariaj@prof.unifafire.edu.br<p>Sumário</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/779Editorial2024-12-29T19:09:14-03:00Maria Julia Carvalho de Melomariaj@prof.unifafire.edu.br<p>Editorial</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/770A inclusão de Surdos no Ensino Superior em Angola2024-12-29T15:52:26-03:00Fred André Antóniofredandreantonio18@gmail.comSinara Mota Neves de Almeidasinaramota@unilab.edu.br Cristiane Jurdênia de Fariascristianejfarias@gmail.com<p>A comunidade surda necessita afirmar sua identidade linguística e cultural e mais que isso, é urgente profissionais com boa formação capazes de oportunizar que a Língua Gestual seja o principal meio de empoderamento, promovendo uma visão que valorize a diferença linguística e cultural, superando a perspectiva capacitista que reduz a surdez à ideia de deficiência. Metodologicamente, o estudo se orienta pela abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo bibliográfico que objetivou conhecer o que dizem as pesquisas sobre a inclusão do Surdo no Ensino Superior em Angola. O conjunto de dados revelou que pouco se reflete sobre o acesso e permanência, interação com os familiares e inclusão no Ensino Superior. Urge, portanto, o favorecimento de uma pedagogia comprometida com a formação de profissionais, intérpretes e familiares da pessoa surda como forma de inclusão dessa comunidade no Ensino Superior.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/771Experiências educativas de professoras da educação especial no ensino remoto na COVID-192024-12-29T16:10:14-03:00Stenio de Brito Fernandessteniondre@hotmail.comAndreza Gama de Menezes Cardosoandrezagama@hotmail.comPaula Regina da Silva Duartepaulinhadasletras2008@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo compreender como professoras da Educação Especial trabalharam pedagogicamente com alunos com Necessidades Específicas de forma a desenvolver a inclusão escolar no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica por meio das narrativas escritas de três professoras da Educação Especial de uma escola estadual de Mossoró/RN. Para as interpretações das narrativas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultados aponta-se que as experiências de professoras da Educação Especial, enquanto profissionais especializadas no processo de formação e (auto)formação, reconstroem os sentidos das suas práticas pedagógicas para fortalecimento do trabalho inclusivo no acompanhamento de crianças e adolescentes com Necessidades Específicas em tempos de pandemia da COVID-19. O grande desafio da escola, é oportunizar e proporcionar condições de aprendizagem para alunos com deficiência de forma suplementar, considerando as especificidades inerentes a esses sujeitos.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/772Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da aprendizagem significativa2024-12-29T16:26:08-03:00Felícia Maria Fernandes de Oliveirasoufeliciafernandes@gmail.com Ayla Márcia Cordeiro Bizerraaylabizerra@gmail.com<p>A Aprendizagem Significativa (AS) objetiva a compreensão profunda dos conceitos relacionando os conhecimentos novos e antigos do aprendiz. Pode-se usar então as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recursos facilitadores e dentre eles pode-se destacar os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos últimos 10 anos que abordam pesquisas usando TDIC, em especial os OVA, associados ao processo de ensino de Ciências e Química na perspectiva da AS. A metodologia é qualitativa do tipo bibliográfica, estado da arte e o levantamento foi realizado no Portal de Periódicos da Capes sendo encontrados 6 artigos que atenderam aos critérios de seleção. As análises foram realizadas a partir dos princípios que norteiam a AS e mostraram que, mesmo os trabalhos se baseando na teoria, muitos não contemplam seus princípios. Também se destaca que as metodologias utilizadas facilitaram o processo da AS.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/773Estágio supervisionado e a formação docente em História no Novo Ensino Médio2024-12-29T17:13:51-03:00 Dinajilas Gomes de Melo Santosdinajilas.gomesdemelosantos@urca.brCicera Mônica Rodrigues da Silvasmonicarodrigues882@gmail.com<p>O artigo trata sobre a importância do estágio supervisionado para a formação e práxis docente. Na tentativa de entender a tessitura da formação inicial docente surge o questionamento: em meio a trajetória do(a) licenciando(a) nos estágios, que docente pretende-se formar? Esse trabalho objetiva analisar a relevância do Estágio Supervisionado V no Novo Ensino Médio para a formação inicial do(a) licenciando(a) em História. Colocando em pauta questões relacionadas ao PIBID na prática do estágio e as mudanças e permanências no Novo Ensino Médio. A pesquisa é qualitativa com foco para: o levantamento bibliográfico e as vivências no estágio. Como resultado, foi observado a relevância do estágio assim como a participação no PIBID para a formação e desenvolvimento da práxis docente. Ademais, as vivências no Novo Ensino Médio foram de grande valia para compreender o funcionamento escolar diante da reforma neoliberal, necessitando um olhar atento e crítico nesse processo de reforma educacional.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/774Educação Física no Ensino Médio Indígena Tremembé2024-12-29T17:22:19-03:00Arliene Stephanie Menezes Pereira Pintostephanie_ce@hotmail.comDaniel Pinto Gomesdanielpinto@ifce.edu.br<p>A Escola Indígena Tremembé Maria Venância, localizada na Aldeia de Almofala no município de Itarema-CE possui todos os níveis da Educação Básica. No Ensino Médio Indígena Tremembé (EMIT) as aulas acontecem de modo concentrado, sendo uma vez por mês e durante uma semana. O EMIT prevê a disciplina de Educação Física, e os dois professores responsáveis pela mesma, fizeram um convite à uma professora de Educação Física não indígena para ministrá-la, pois não tinham a formação específica na área. Este artigo objetiva narrar uma experiência com a disciplina de Educação Física na Escola Indígena Tremembé Maria Venância ocorrida em abril de 2022. A metodologia utilizada para este estudo é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Justifica-se tal narrativa como uma experiência de caráter intercultural e de valorização das experiências educativas por meio das práticas corporais indígenas. Concluímos que as possibilidades interculturais inerentes a esse processo são pontos de partida e enriquecimento para a área de Educação Física e a prática pedagógica dos docentes.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/775O Colégio das Salesianas em Baturité - Ceará2024-12-29T17:31:40-03:00Juscelino Chaves Salesjuscelinochaves@hotmail.com<p>Diversas congregações religiosas femininas da Igreja Católica tinham o carisma da educação católica e fundaram vários colégios para formar mulheres. Uma dessas congregações é a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora fundada por Santa Maria Mazzarello e São João Bosco em Turim, no norte da Itália. Posteriormente, a congregação se expandiu para diversos países, incluindo o Brasil. O presente trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise do Colégio das Salesianas que esteve presente por mais de 90 anos na cidade de Baturité, no Estado do Ceará, antes de encerrar suas atividades em 2023. A pesquisa busca entender os motivos que levaram ao fechamento dessa instituição de ensino, situada na região do Maciço de Baturité. Para realizar esse trabalho foi feita uma visita i<em>n loco</em> ao colégio. Foi possível concluir que a causa do fechamento do Colégio das Salesianas foi a falta de vocações religiosas na congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/776Pedagogia do Discipulado no Evangelho Segundo Marcos2024-12-29T17:37:47-03:00Florice Alves Ferreiraferflorice7@gmail.comRubens Nunes Motafreirubens@gmail.com<p>O presente artigo propõe uma reflexão sobre a pedagogia de Jesus na prática formativa dos discípulos. Visa discutir sobre a problemática da formação e a contribuição da casa de formação como espaço para vivenciar o discipulado de Jesus nas etapas iniciais da Vida Religiosa. Dar-se ênfase na formação dos discípulos ao redor de Jesus, segundo o Evangelho de Marcos. O grupo acompanhado por Jesus, ainda pode ser um referencial para os membros da equipe formativa? Esboça-se um breve panorama dos cenários das juventudes que chegam às casas de formação. É possível uma cooperação significativa entre comunidade religiosa e as pessoas em formação inicial? O estudo faz alusão à formação como um processo mistagógico na orientação do(a) formando(a) no caminho para Deus em vista de assumir a missão de Jesus. Através de revisão bibliográfica, fundamenta-se em autores com experiência no campo da formação inicial bem como os pesquisadores do Evangelho de Marcos.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/777A “nova onda do Imperador”2024-12-29T17:47:02-03:00Vitória Oliveira da Silvavitoriaoliveirasilva@grad.fafire.brDaniele Basílio Nunes Castrodanielec@prof.unifafire.edu.br<p>O presente artigo tem como proposta analisar o discurso que se encontra presente em quatro cartas do Imperador Dom Pedro II, as quais trata-se de problemáticas referentes aos aspectos político-sociais do Brasil Império do Segundo Reinado. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa aplicada de cunho qualitativo. Para este estudo, utilizamos como base para a produção das análises discursivas Fairclough (2001), Le Goff (1924) e Nora (1993). Por fim, sabemos da importância da análise do discurso crítico, voltado para o olhar da história, sem pré-conceitos, que trabalhem as análises discursivas em documentos históricos para a descoberta de novos fatos nesse texto e os intuitos dos discursos usados. Dessa forma, obtivemos como resultados, tais elementos: o analista crítico do discurso quando analisa documentos históricos necessita primeiramente levar em questão o contexto do passado que aquele discurso foi inserido e como ele poderá abordar essa narrativa com os olhos de hoje que irá contribuir para um novo olhar sobre aquele fato histórico e provavelmente trazendo uma nova perspectiva para o discurso que está sendo estudado.</p>2024-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024