O professor reflexivo e sua prática docente: um olhar de Kenneth Zeichner sobre a formação de professores no Ensino Superior

Autores

  • Isabelle Pereira de Freitas Augusto UFPE
  • Maria do Rozário Azevedo da Silva UFPE
  • Maria Isailma Barros Pereira UFPE

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação docente, Prática docente reflexiva

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo A Prática Docente Reflexiva no Ensino Superior. Nessa perspectiva, buscamos analisar que características se evidenciam do professor reflexivo nas práticas pedagógicas docentes. Para tal, tomamos como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa os/as professores/as que atuam nas instituições de formação docente superior de rede pública e privada. Utilizamos como procedimento metodológico básico a observação participante e análise de narrativas. A pesquisa nos revelou que os/as professores/as do ensino superior manifestam em suas práticas docentes características de um/a professor/a reflexivo/a, de acordo com a perspectiva de Kenneth M. Zeichner.

Biografia do Autor

Isabelle Pereira de Freitas Augusto , UFPE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Núcleo de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Maria do Rozário Azevedo da Silva, UFPE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Núcleo de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.

Maria Isailma Barros Pereira, UFPE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Núcleo de Políticas e Gestão Educacional

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

AUGUSTO , I. P. de F.; SILVA, M. do R. A. da; PEREIRA, M. I. B. O professor reflexivo e sua prática docente: um olhar de Kenneth Zeichner sobre a formação de professores no Ensino Superior. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 18–34, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/107. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos