Edições anteriores

  • Revista FAFIRE
    v. 16 n. 2 (2023)

    O Centro Universitário Frassinetti do Recife apresenta mais uma edição da Revista FAFIRE com pesquisas que tratam sobre a formação docente, educação infantil, literatura e escola. Ao reunir pesquisadores de diversas instituições, este segundo número da edição de 2023 demonstra seu comprometimento com a socialização do conhecimento científico a partir de temas que inquietam a área da educação.

  • Revista FAFIRE
    v. 16 n. 1 (2023)

    Reunindo trabalhos da área da educação de pesquisadores e profissionais provenientes de diversas instituições do Brasil – dentre elas a UnB, UFPE, IFCE, UniFAFIRE – a Revista FAFIRE busca, com esta nova edição, socializar o conhecimento científico, apresentando temáticas relevantes e emergentes do cenário educacional. Assim, este número contempla temas atrelados à alfabetização, linguagem, ensino de ciências, educação intercultural e psicologia escolar.

  • Revista FAFIRE
    v. 15 n. 2 (2022)

    Voltada primordialmente para a área da Educação, a Revista FAFIRE busca contribuir com a socialização do conhecimento científico, discutindo temas emergentes no âmbito educacional. Nessa perspectiva, esta edição reitera o compromisso da Revista em apresentar a pluralidade de discussões, destacando a função social e política da pesquisa acadêmica.

  • Revista FAFIRE
    v. 15 n. 1 (2022)

    Nesta edição, a Revista FAFIRE traz o Dossiê Pesquisas em Educação em que apresenta a pluralidade de discussões recentes no âmbito da área da educação. Assim, compartilha produções oriundas de pesquisadores do Brasil, de São Tomé e Príncipe e de Portugal com temáticas que versam sobre a infância e a educação infantil; as contribuições da literatura infantil; o ensino médio integrado; a psicopedagogia e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; a relação entre violência doméstica e aprendizagem escolar.

  • Revista Fafire
    v. 14 n. 1 (2021)

    Preferencialmente voltada para o campo educacional, a Revista FAFIRE visa trazer contribuições de pesquisadores e profissionais de várias Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de compartilhar o conhecimento construído no meio acadêmico. Nessa perspectiva, reitera o compromisso institucional descrito em sua missão, cuja meta é apresentar e discutir temas atuais e questões emergentes do contexto social.

  • Revista FAFIRE v. 4, n.2 ,2011

    Revista FAFIRE
    v. 4 n. 2 (2011)

    Apresentamos mais uma edição da Revista FAFIRE, promovida pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE –, com o intuito de ampliar o compromisso institucional de socialização do conhecimento e intensificar o diálogo entre a comunidade acadêmica e os atores sociais de um modo geral. Esta edição traz sete estudos voltados à leitura, notadamente a leitura literária, ora apontando aspectos ideológicos predominantes, ora destacando recursos formais recorrentes na composição das obras em destaque. A essa perspectiva, acrescente-se a importância da reflexão sobre as dimensões formativa, ética e estética da literatura que, de alguma forma, perpassa os artigos ora publicados, cuja repercussão espera-se projetada na ação pedagógica dos docentes e mediadores de leitura.

  • Revista FAFIRE v.4, n.1, 2011

    Revista FAFIRE
    v. 4 n. 1 (2011)

    Esta é mais uma edição da Revista FAFIRE, promovida pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE -, corroborando o compromisso institucional de socialização do conhecimento científico em diálogo progressivo com as mais diversas áreas de estudo e pesquisa em nível acadêmico. Compõem este exemplar nove artigos e/ou ensaios que se diversificam entre si apresentando pontuações temático-conceituais sobre aspectos históricos, sociais e humanos. Portanto, revestidos de autêntica universalidade.

  • Revista FAFIRE v.3, n.2, 2010

    Revista FAFIRE
    v. 3 n. 2 (2010)

    A Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE - apresenta mais uma edição da Revista FAFIRE, com o objetivo de assegurar o compromisso institucional de socialização do conhecimento científico e favorecer o diálogo permanente entre os diversos saberes circunscritos nas diferentes áreas de estudo. Com oito artigos, este segundo número de 2010 está estruturado em quatro eixos temáticos, compreendendo reflexões sobre linguagem, literatura, ética nas relações empresariais e um estudo apoiado na psicanálise.