Estudos contrastivos dos dialetos baianos e pernambucanos

Autores

  • Daniele dos Santos Lima FAFIRE

Palavras-chave:

História, Variação linguística, Dialetologia, Léxico, Expressões populares

Resumo

Este artigo analisa os dialetos baianos e pernambucanos. Apresentamos o resultado do estudo contrastivo dos dialetos baianos e pernambucanos, tomando como referência as cidades de Salvador e do Recife, a fim de auxiliar o trabalho com a variação diatópica em sala de aula. Para tal, tivemos como corpus os dicionários do Baianês e do Pernambuquês, de Nivaldo Lariú e Bertrando Bernardino, nos quais foram pesquisados os dialetos baianos e pernambucanos. Nessa etapa, o referencial teórico está baseado nos estudos de Mário Marroquim (2008), Ilari e Basso (2007), Maurizio Gnerre (1998), Ferreira e Cardoso (1994), além dos PCN. A metodologia usada para este trabalho está baseada em leituras de livros e artigos relacionados à variação diatópica, dialetologia, ocupação histórica das duas cidades estudadas (Salvador e Recife), representando os respectivos estados, além da análise dos dialetos e expressões populares encontrados nos dicionários do Baianês e do Pernambuquês.

Biografia do Autor

Daniele dos Santos Lima, FAFIRE

Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa - FAFIRE, Graduada em Letras - UNIVERSO e técnica em Turismo - CEFET-BA.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

LIMA, D. dos S. Estudos contrastivos dos dialetos baianos e pernambucanos. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 1, p. 52–61, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos