Um diálogo entre a leitura literária e a formação docente

Autores

  • Nelma Menezes Soares de Azevêdo FAFIRE

Palavras-chave:

Leitura literária, Professor leitor, Formação docente

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma reflexão crítica sobre a competência literária do professor em sua prática pedagógica e a relevância que assume no processo da escolarização adequada da literatura infantil. Hoje sabemos que é impossível pensar o processo educativo de forma tradicional. Uma nova visão da educação ganhou espaço mundial. A formação humana é prioridade, pois, a educação contemporânea busca, através do ensino escolar, formar sujeitos conscientes, autônomos e criativos. No processo de formação docente, o estímulo à formação de professores enquanto leitores não pode ser esquecido. Aos docentes, cuja responsabilidade é formar leitores por meio da leitura literária escolarizada adequada. A necessidade da leitura se impõe mais forte ainda, isto porque, caso ele próprio não seja um leitor assíduo, rigoroso e crítico, tornam-se mínimas ou nulas as chances de que possa fazer um trabalho digno na área da educação e do ensino da leitura. Para isto, entre outras referências, nos apoiamos em autores que discutem e apontam práticas reflexivas na ação pedagógica do professor-leitor. Debruçamos-nos, em Regina Zilberman (1998), Marisa Lajolo (2000), Magda Soares (2003) e Tania Rosing (2001). Mediante tais considerações, investigamos que tratamento deve ser dado ao texto literário no âmbito escolar, visando a uma reflexão sobre a importância e a influência da formação do professor.

Biografia do Autor

Nelma Menezes Soares de Azevêdo, FAFIRE

Professora da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, professora da rede municipal do Recife, Mestranda em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco e Especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela FAFIRE/Recife.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

AZEVÊDO, N. M. S. de. Um diálogo entre a leitura literária e a formação docente. Revista FAFIRE, Recife, v. 4, n. 2, p. 81–93, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/132. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos