Um diálogo entre a leitura literária e a formação docente
Palavras-chave:
Leitura literária, Professor leitor, Formação docenteResumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma reflexão crítica sobre a competência literária do professor em sua prática pedagógica e a relevância que assume no processo da escolarização adequada da literatura infantil. Hoje sabemos que é impossível pensar o processo educativo de forma tradicional. Uma nova visão da educação ganhou espaço mundial. A formação humana é prioridade, pois, a educação contemporânea busca, através do ensino escolar, formar sujeitos conscientes, autônomos e criativos. No processo de formação docente, o estímulo à formação de professores enquanto leitores não pode ser esquecido. Aos docentes, cuja responsabilidade é formar leitores por meio da leitura literária escolarizada adequada. A necessidade da leitura se impõe mais forte ainda, isto porque, caso ele próprio não seja um leitor assíduo, rigoroso e crítico, tornam-se mínimas ou nulas as chances de que possa fazer um trabalho digno na área da educação e do ensino da leitura. Para isto, entre outras referências, nos apoiamos em autores que discutem e apontam práticas reflexivas na ação pedagógica do professor-leitor. Debruçamos-nos, em Regina Zilberman (1998), Marisa Lajolo (2000), Magda Soares (2003) e Tania Rosing (2001). Mediante tais considerações, investigamos que tratamento deve ser dado ao texto literário no âmbito escolar, visando a uma reflexão sobre a importância e a influência da formação do professor.