O gênero resenha e a formação do profissional de Letras
Palavras-chave:
Competência discursiva, Gênero textual, Linguística Aplicada, Resenha, Senso críticoResumo
Este artigo tem por objetivo chamar a atenção para uma prática de leitura e produção de resenhas que visa desenvolver o senso crítico e a competência leitora e produtora de textos científicos dos alunos de Letras. O objetivo dessa prática é, não só fornecer informações relacionadas aos problemas linguísticos em sala de aula, mas também contribuir para uma formação crítica acadêmica e tecnológica dos futuros professores em processo de letramentos variados, numa fusão de saberes acadêmicos, não acadêmicos e profissionais. Fundamenta-se, este trabalho, nos estudos de gêneros textuais de Marcuschi (2002), e especificamente do gênero resenha científica, de Gomes de Matos (2002), Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004) e Ribeiro de Oliveira (2006; 2009). Essa prática tem uma fase de fundamentação teórica sobre resenhas, seguida da leitura de resenhas de livros das várias linhas de pesquisa em Linguística Aplicada, quando os alunos são expostos a uma extensa bibliografia e a algumas resenhas desses livros publicadas em revistas científicas, seguida de uma produção oral a ser socializada para o grande grupo na forma de seminário, culminando com uma produção escrita de uma resenha a ser divulgada no e-mail da turma, para que todos tenham acesso a uma grande variedade de resenhas de livros que contribuirão para sua formação acadêmica e profissional.