O dizer infantil no território da infância e seus processos de aprenderensinar que atravessam os espaçostempos na Educação Infantil

Autores

  • Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles UFPE-CAA
  • Fernanda Santos da Cruz UFPE-CAA

Palavras-chave:

Dizer infantil, P´re-escola, Educação, Infância, Educação Infantil

Resumo

A presente pesquisa, que, está ligada às questões relacionadas à infância e educação, caracteriza-se por ser realizada não sobre crianças, mas sim com as crianças e é resultado de um estudo realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Desse modo, objetivamos em nosso trabalho compreender cenas das infâncias e os processos de aprenderensinar que atravessam as experiênciações cotidianas das crianças na pré-escola a partir do dizer infantil. A metodologia da pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa de natureza com enfoque etnográfico e para isso, utilizamos a observação, registros do diário de campo, conversações com as crianças registradas por meio de gravação de áudio, leitura de história e os desenhos produzidos por elas. Como campo empírico, delimitou-se uma instituição da rede pública de ensino de um município do Agreste pernambucano, tendo como sujeitos da pesquisa crianças da turma do Pré-escolar II. Para tanto, na tentativa de aproximação das discussões sobre a infância, buscamos as contribuições filosóficas e os encontros com Kohan (2007, 2010), Larrosa (2006) e Skliar (2012, 2014), teóricos que elucidam a infância enquanto experiência, que foge as capturas já tidas sobre ela, a infância como um outro. Para o entendimento em torno da Educação Infantil enquanto espaços e tempos das experiênciações da infância, concebemos os estudos de Kramer (2006), Oliveira (2002) e Bujes (2001). A pesquisa nos possibilitou transitar entre esses entendimentos através da própria criança sobre suas experiências na infância, assim, em linhas gerais, a pesquisa nos desloca a um entendimento sobre a infância e a pré-escola em seus processos de aprenderensinar com concepções tecidas a partir dos próprios sujeitos da pesquisa, em uma relação potente de quem a compõe e um distanciamento das definições já tidas a partir de uma ótica adultocêntrica.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

SALLES, C. G. N. L. de .; CRUZ, F. S. da . O dizer infantil no território da infância e seus processos de aprenderensinar que atravessam os espaçostempos na Educação Infantil . Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 1, p. 4–20, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/682. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos