Relações entre a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade e currículo no ensino médio integrado
Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia e sociedade, Educação Profissional, Formação Humana, Currículo, Ensino Médio IntegradoResumo
O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre a Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, Currículo e Ensino Médio Integrado com base em produções acadêmicas disponibilizadas em plataformas digitais de pesquisa. O referencial teórico foi construído a partir dos autores e autoras Lopes e Macedo, Auler, Araújo e Frigotto, Ramos e Saviani. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa. A busca de trabalhos acadêmicos foi realizada nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico através do cruzamento dos descritores “Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade”, Currículo e “Ensino Médio Integrado”. Foram incluídos artigos e trabalhos acadêmicos nacionais publicados no período de 2017 a 2022. Foram recuperadas 58 produções e analisadas segundo os critérios de inclusão e exclusão, o que resultou em 5 trabalhos selecionados com a finalidade de identificar aproximações entre as categorias. Os trabalhos acadêmicos abordam sobre o fomento da organização curricular interdisciplinar e das propostas metodológicas de ensino na educação profissional na perspectiva CTS. No entanto, a discussão entre aproximações teóricas entre a perspectiva CTS, Currículo e Ensino Médio Integrado é ainda pouco explorada. As produções consideram que a perspectiva CTS pode contribuir para universalização do conhecimento científico, revelando as contradições e superações que envolvem a Ciência, Tecnologia e a Sociedade. Abrem novas possibilidades para estudos acadêmicos sobre a perspectiva CTS, currículo e ensino médio integrado.