Relações entre a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade e currículo no ensino médio integrado

Autores

  • Marcos Juliano Gouveia IFPE
  • Valquiria Farias Bezerra Barbosa IFPE

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e sociedade, Educação Profissional, Formação Humana, Currículo, Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre a Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, Currículo e Ensino Médio Integrado com base em produções acadêmicas disponibilizadas em plataformas digitais de pesquisa. O referencial teórico foi construído a partir dos autores e autoras Lopes e Macedo, Auler, Araújo e Frigotto, Ramos e Saviani. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa. A busca de trabalhos acadêmicos foi realizada nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico através do cruzamento dos descritores “Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade”, Currículo e “Ensino Médio Integrado”.  Foram incluídos artigos e trabalhos acadêmicos nacionais publicados no período de 2017 a 2022. Foram recuperadas 58 produções e analisadas segundo os critérios de inclusão e exclusão, o que resultou em 5 trabalhos selecionados com a finalidade de identificar aproximações entre as categorias. Os trabalhos acadêmicos abordam sobre o fomento da organização curricular interdisciplinar e das propostas metodológicas de ensino na educação profissional na perspectiva CTS. No entanto, a discussão entre aproximações teóricas entre a perspectiva CTS, Currículo e Ensino Médio Integrado é ainda pouco explorada. As produções consideram que a perspectiva CTS pode contribuir para universalização do conhecimento científico, revelando as contradições e superações que envolvem a Ciência, Tecnologia e a Sociedade. Abrem novas possibilidades para estudos acadêmicos sobre a perspectiva CTS, currículo e ensino médio integrado. 

Biografia do Autor

Marcos Juliano Gouveia, IFPE

Licenciado em Química (IFPE). Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFPE/Campus Olinda). 

Valquiria Farias Bezerra Barbosa, IFPE

Doutora em Ciências Humanas (UFSC), Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE/CAA). Professora Titular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Abreu e Lima. Docente permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFPE/Campus Olinda). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais (UFPE/CAA).

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

GOUVEIA, M. J. .; BARBOSA, V. F. B. . Relações entre a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade e currículo no ensino médio integrado . Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 1, p. 51–63, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/685. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos