Relato de experiência do Programa Residência Pedagógica na escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade em Sumé – PB
um olhar sobre o fenômeno da globalização
Palavras-chave:
Escola do campo, Formação docente, Programa de Residência Pedagógica, TICResumo
Este trabalho apresenta a sistematização de ações desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG/CDSA, situado no campus de Sumé - PB. Destaca-se como objetivo central deste estudo relatar a sistematização de uma proposta metodológica e pedagógica na qual foram utilizadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recurso didático durante as aulas de Ciências Humanas e Sociais, com os estudantes do 8º ano, da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade (Escola do Campo), durante o ensino remoto no contexto da Pandemia do Coronavírus. Em relação ao percurso metodológico, foi desenvolvida uma proposta de atividade com a utilização de recursos didáticos e tecnológicos direcionados para estudantes do 8º ano da referida escola do campo situada na zona rural no município de Sumé – PB. O processo mediativo foi realizado através da plataforma Google Meet, com a utilização de slides sobre a temática da Globalização. A pesquisa serviu de base para potencializar nossa formação inicial e continuada, ampliando os entendimentos sobre as percepções e concepções dos professores da Educação Básica e o uso das TIC no contexto de uma escola do campo.