Saberes dos povos do campo e o currículo das escolas do campo

Autores

  • Janssen Felipe da Silva UFPE-CAA
  • Aline Renata dos Santos UFPE-CAA

Palavras-chave:

Currículo, Conteúdos de Ensino-Aprendizagem, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Relações entre os Saberes dos Povos do Campo e o Currículo das Escolas Campesinas”. Adotamos a abordagem teórico-metodológica dos estudos pós-coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2008; Walsh, 2008) que questiona os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas a partir das experiências de luta política e epistêmica dos povos silenciados da América Latina. O campo empírico foi uma escola do campo, localizada no município de Caruaru – PE. Para tratar os dados fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontaram que a perspectiva de Educação do Campo que alicerça as relações entre os conteúdos de ensino-aprendizagem vividos no currículo das escolas do campo e os saberes dos povos campesinos aproxima-se da perspectiva do Paradigma da Educação Rural Hegemônico. Ademais, percebemos que há situações em que as professoras demonstram indícios ou tentativas de romper com o Paradigma da Educação Rural Hegemônico, via Paradigma da Educação do Campo Crítico.

Biografia do Autor

Janssen Felipe da Silva, UFPE-CAA

Prof. Dr. Associado IV da Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA.

Aline Renata dos Santos, UFPE-CAA

Profa. Dra. Adjunta I da Universidade Federal de Pernambuco Campus do Agreste – UFPE/CAA.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SILVA, J. F. da; SANTOS, A. R. dos . Saberes dos povos do campo e o currículo das escolas do campo. Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 32–50, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/704. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos