Saberes dos povos do campo e o currículo das escolas do campo
Palavras-chave:
Currículo, Conteúdos de Ensino-Aprendizagem, Educação do CampoResumo
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Relações entre os Saberes dos Povos do Campo e o Currículo das Escolas Campesinas”. Adotamos a abordagem teórico-metodológica dos estudos pós-coloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2008; Walsh, 2008) que questiona os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas a partir das experiências de luta política e epistêmica dos povos silenciados da América Latina. O campo empírico foi uma escola do campo, localizada no município de Caruaru – PE. Para tratar os dados fizemos uso da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontaram que a perspectiva de Educação do Campo que alicerça as relações entre os conteúdos de ensino-aprendizagem vividos no currículo das escolas do campo e os saberes dos povos campesinos aproxima-se da perspectiva do Paradigma da Educação Rural Hegemônico. Ademais, percebemos que há situações em que as professoras demonstram indícios ou tentativas de romper com o Paradigma da Educação Rural Hegemônico, via Paradigma da Educação do Campo Crítico.