O trabalho com gênero na Educação Infantil
sentidos e responsabilidades
Palavras-chave:
Educação Infantil, Gênero, Formação de ProfessoresResumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa feita com professoras da Educação Infantil sobre o trabalho educativo com a temática gênero. O propósito é compreender como as professoras mobilizam sentidos sobre as questões de gênero e como manifestam suas compreensões sobre as responsabilidades da Educação Infantil frente a essa temática. Para lograr seu objetivo, o texto fundamenta-se nas discussões de Scott (1995) e Butler (2018), que tratam das questões de gênero, e nas proposições de Louro (2014) e Bortolini (2020), que discorrem questões de gênero na educação. A metodologia foi do tipo qualitativa (Minayo, 2016), utilizando como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada (Bogdan; Biklen, 1994). O conhecimento resultante das análises de conteúdo (Bardin, 1977; Gomes, 2016) conduziu a compreender que há uma diversidade de sentidos sobre gênero que circulam socialmente e impactam na compreensão das professoras. Esses sentidos circulantes se entrecruzam nas práticas educativas e, com a ausência de formação, não garantem que os entendimentos sobre gênero sejam um construto fundamentado. Observa-se também que as professoras atribuem que à Educação Infantil tem responsabilidades com vistas a formação das crianças, de modo a assegurar uma educação para o cuidado e para os direitos fundamentais de brincar, explorar, conhecer e conhecer-se. As professoras apontam para a necessidade de a escola e as secretarias de educação estabelecerem parcerias com as Instituições de Ensino Superior no sentido de oportunizar formação continuada e prepará-las para lidarem com as temáticas de gênero, com segurança e autonomia.