Conexão e uso

análise de uma proposta de leitura do gênero miniconto no livro didático

Autores

  • Adriana dos Santos Pereira Barreto PROFLETRAS-UFPE

Palavras-chave:

Miniconto, Livro didático, Leitura, Gênero textual

Resumo

Levar minicontos para a sala de aula não é tarefa fácil, pois a concisão que caracteriza textos desse gênero requer um leitor mais maduro que seja capaz de compreender e interpretar uma narrativa contida em tão poucas palavras. As autoras Dileta Delmanto e Laiz B. Carvalho optaram por trazer minicontos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no livro didático destinado a essa série que integra a coleção “Português: conexão e uso”. Assim, neste artigo será feita uma análise a respeito da proposta de leitura de minicontos trazida por elas, bem como reflexões sobre as concepções de texto e gênero nas quais se baseia o material didático de sua autoria.

Biografia do Autor

Adriana dos Santos Pereira Barreto, PROFLETRAS-UFPE

Mestranda pelo PROFLETRAS-UFPE, especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FEPAM) e graduada em Letras/ Português e Inglês (UFPE). Atua como professora na rede municipal do Paulista-PE (Ensino Fundamental) e na rede estadual de Pernambuco (Ensino Médio).

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

BARRETO, A. dos S. P. . Conexão e uso: análise de uma proposta de leitura do gênero miniconto no livro didático. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 1, p. 23–37, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/715. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos