Educação Intercultural Crítica
tensões e estratégias na formação continuada de pós-graduandos indígenas pernambucanos
Palavras-chave:
Educação Intercultural Crítica, Formação continuada docente, Indígenas, Povo XukuruResumo
A partir da pesquisa realizada com mestrandos indígenas do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/UFPE (PPGEDUC/UFPE) com a finalidade de compreender os desafios e estratégias que os mestrandos do Povo Xukuru do Ororubá enfrentam em sua formação continuada, no PPGEDUC/UFPE mediante uma perspectiva intercultural crítica. O estudo utilizou a Análise de Conteúdo como metodologia e as técnicas de conversas informais e entrevistas semiestruturadas com dois mestrandos. Como resultados, compreendeu-se que os mestrandos indígenas buscavam a partir da formação continuada o fortalecimento de suas identidades bem como a redistribuição e reconhecimento, mediante as diversas dificuldades em que surgiram ao decorrer do tempo de curso; verificou-se ainda o número tímido de mestrados indígenas presente no curso de mestrado do PPGEDUC/UFPE como materialização das dificuldades enfrentadas pelos discentes.