Educação Intercultural Crítica

tensões e estratégias na formação continuada de pós-graduandos indígenas pernambucanos

Autores

  • Célio Bezerra Soares Santos UFPE-CAA
  • José Maione Silva Lemos UFPE-CAA
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda UFPE-CAA

Palavras-chave:

Educação Intercultural Crítica, Formação continuada docente, Indígenas, Povo Xukuru

Resumo

A partir da pesquisa realizada com mestrandos indígenas do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea/UFPE (PPGEDUC/UFPE) com a finalidade de compreender os desafios e estratégias que os mestrandos do Povo Xukuru do Ororubá enfrentam em sua formação continuada, no PPGEDUC/UFPE mediante uma perspectiva intercultural crítica. O estudo utilizou a Análise de Conteúdo como metodologia e as técnicas de conversas informais e entrevistas semiestruturadas com dois mestrandos. Como resultados, compreendeu-se que os mestrandos indígenas buscavam a partir da formação continuada o fortalecimento de suas identidades bem como a redistribuição e reconhecimento, mediante as diversas dificuldades em que surgiram ao decorrer do tempo de curso; verificou-se ainda o número tímido de mestrados indígenas presente no curso de mestrado do PPGEDUC/UFPE como materialização das dificuldades enfrentadas pelos discentes.

Biografia do Autor

Célio Bezerra Soares Santos, UFPE-CAA

Graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (CAA/UFPE). Membro do grupo de pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

José Maione Silva Lemos, UFPE-CAA

Graduado em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste (CAA/UFPE). Membro do grupo de pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, UFPE-CAA

Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Líder do grupo de pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTOS, C. B. S. .; LEMOS, J. M. S. .; MIRANDA, M. H. G. de . Educação Intercultural Crítica: tensões e estratégias na formação continuada de pós-graduandos indígenas pernambucanos. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 1, p. 70–88, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/717. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos