Intervenções da psicologia na escola frente ao cyberbullying entre adolescentes
Palavras-chave:
Adolescência, Cyberbullying, Escola, Psicologia escolarResumo
O presente trabalho versa sobre o avanço da tecnologia e as novas formas de criação de laços que esta viabiliza. Através dos dispositivos tecnológicos atuais é possível que os usuários inseridos interajam sem se preocupar com tempo ou espaço, sobretudo entre os adolescentes. Acompanhada das interações digitais, estão implicados eventos semelhantes aos que se dão no ambiente físico, como a expressão da violência. Nesse sentido, temos como objetivo geral ponderar formas de intervenção da psicologia na escola frente ao Cyberbullying entre adolescentes. Buscando, portanto, discorrer manejos cabíveis da psicologia no ambiente escolar diante deste fenômeno. Nesse contexto, surge à necessidade de discutir sobre como o fenômeno se dá e quais suas repercussões nos sujeitos, identificando a representação de papéis das suas respectivas dinâmicas sociais. Para o alcance da temática proposta, foi discorrido sobre o exercício da instituição escolar e o processo de subjetivação à luz da psicanálise, contando ainda com o olhar histórico reflexivo. Com isso, evidenciou-se não apenas as possibilidades da psicologia, mas se refletiu sobre a dinâmica dos sujeitos que protagonizam o fenômeno, envolvendo a família e a escola. Assim, a pesquisa demonstra que uma rede de cuidado atenta diante da constituição do adolescente, composta por pais ou responsáveis, e uma equipe escolar, sendo estes os meios principais que lhe atravessam, é possível trabalhar com suas perspectivas de si mesmos e do mundo, estabelecendo espaços para o valimento do diferente, tocando diretamente nos vínculos criados no social e no virtual.