Livros e outros materiais didáticos nas práticas de ensino da língua escrita

o que dizem professoras da educação infantil?

Autores

  • Augusto Vinícius Oliveira da Silva UFPE-CAA
  • Alexsandro da Silva UFPE-CAA

Palavras-chave:

Livros didáticos, Materiais didáticos, Práticas de ensino, Alfabetização, Letramento, Educação Infantil

Resumo

No campo da educação infantil, muito se discute sobre a pertinência ou não do uso dos livros didáticos nessa etapa da educação básica. Na esteira dessas discussões, temos como objetivo, neste estudo, investigar o papel que livros e outros materiais didáticos desempenham nas práticas de ensino da língua escrita adotadas por professoras da Educação Infantil de escolas de redes municipais de ensino do estado de Pernambuco. Para tanto, conta-se com o apoio teórico de Brandão e Leal (2010), Brandão e Silva (2017), Araujo e Silva (2021), Corsino e Branco (2016), entre outros. O estudo adotou uma abordagem qualitativa (Minayo, 2007) e contou com 20 respostas de professoras atuantes na educação infantil em redes municipais de ensino de Pernambuco. Nos resultados, percebeu-se que 70% das professoras utilizavam livros didáticos em suas turmas, mas, em sua maioria, apontavam críticas quanto à inadequação desses materiais à realidade da sala de aula. As professoras também mencionaram o uso de outros recursos, tais como livros paradidáticos/literários, que podem traduzir-se como indutores de práticas significativas de letramento, a depender de sua qualidade e de como são explorados.

Biografia do Autor

Augusto Vinícius Oliveira da Silva, UFPE-CAA

Mestrando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco.

Alexsandro da Silva, UFPE-CAA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado IV do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste dessa mesma universidade.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, A. V. O. da .; SILVA, A. da . Livros e outros materiais didáticos nas práticas de ensino da língua escrita: o que dizem professoras da educação infantil?. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 29–42, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/733. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos