As expressões religiosas em Catimbó e Xangô de Ascenso Ferreira

Autores

  • Julio Hortas Viana UniFAFIRE
  • Glauco Cunha Cazé UniFAFIRE

Palavras-chave:

Literatura pernambucana, Religião, Espitirualidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal reconhecer, nos poemas de Ascenso Ferreira Catimbó e Xangô, as expressões das múltiplas fés e religiões do povo brasileiro e, mais especificamente, do povo nordestino. Através da leitura e análise dos textos literários, se lança mão de bibliografias acerca das religiões impressas nos poemas a fim de ampliar a compreensão do que está sendo retratado. Dessa forma, percebendo e compreendendo a profunda relação com a sociedade e as diferentes manifestações religiosas de seu tempo por parte de Ascenso Ferreira e seus dois poemas analisados. No decorrer do trabalho se percebeu como são muitos os retratos capturados nos textos literários do autor, diversos elementos, vocabulário e práticas de religiões e doutrinas que até hoje existem, crescem e se desenvolvem. Também foi latente a constatação da carência de estudos e pesquisas sobre tais religiões que busquem retratar as visões dos próprios membros e praticantes, por vezes, difícil de ser encontrada em bibliografias acadêmicas.

Biografia do Autor

Julio Hortas Viana, UniFAFIRE

Graduado em Licenciatura Plena Português/Inglês pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife. 

Glauco Cunha Cazé, UniFAFIRE

Professor Dr. em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - Professor de Literatura no Centro Universitário Frassinetti do Recife e Orientador da pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

VIANA, J. H. .; CAZÉ, G. C. . As expressões religiosas em Catimbó e Xangô de Ascenso Ferreira. Revista FAFIRE, Recife, v. 16, n. 2, p. 70–88, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/736. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos