Experiências educativas de professoras da educação especial no ensino remoto na COVID-19
Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográfica, Educação especial, Ensino remoto, Práticas pedagógicas, Pandemia da Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como professoras da Educação Especial trabalharam pedagogicamente com alunos com Necessidades Específicas de forma a desenvolver a inclusão escolar no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica por meio das narrativas escritas de três professoras da Educação Especial de uma escola estadual de Mossoró/RN. Para as interpretações das narrativas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultados aponta-se que as experiências de professoras da Educação Especial, enquanto profissionais especializadas no processo de formação e (auto)formação, reconstroem os sentidos das suas práticas pedagógicas para fortalecimento do trabalho inclusivo no acompanhamento de crianças e adolescentes com Necessidades Específicas em tempos de pandemia da COVID-19. O grande desafio da escola, é oportunizar e proporcionar condições de aprendizagem para alunos com deficiência de forma suplementar, considerando as especificidades inerentes a esses sujeitos.