Experiências educativas de professoras da educação especial no ensino remoto na COVID-19

Autores

  • Stenio de Brito Fernandes World University Ecumenical
  • Andreza Gama de Menezes Cardoso Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte
  • Paula Regina da Silva Duarte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográfica, Educação especial, Ensino remoto, Práticas pedagógicas, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como professoras da Educação Especial trabalharam pedagogicamente com alunos com Necessidades Específicas de forma a desenvolver a inclusão escolar no ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica por meio das narrativas escritas de três professoras da Educação Especial de uma escola estadual de Mossoró/RN. Para as interpretações das narrativas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultados aponta-se que as experiências de professoras da Educação Especial, enquanto profissionais especializadas no processo de formação e (auto)formação, reconstroem os sentidos das suas práticas pedagógicas para fortalecimento do trabalho inclusivo no acompanhamento de crianças e adolescentes com Necessidades Específicas em tempos de pandemia da COVID-19. O grande desafio da escola, é oportunizar e proporcionar condições de aprendizagem para alunos com deficiência de forma suplementar, considerando as especificidades inerentes a esses sujeitos.

Biografia do Autor

Stenio de Brito Fernandes, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação na World University Ecumenical. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professor de Geografia do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Andreza Gama de Menezes Cardoso, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestrado em Ensino de Biologia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professora de Ciências e Biologia do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Paula Regina da Silva Duarte, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

FERNANDES, S. de B.; CARDOSO, A. G. de M. .; DUARTE, P. R. da S. Experiências educativas de professoras da educação especial no ensino remoto na COVID-19. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 22–42, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/771. Acesso em: 8 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos