Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Ensino, Recursos Tecnológicos, Aprendizagem SignificativaResumo
A Aprendizagem Significativa (AS) objetiva a compreensão profunda dos conceitos relacionando os conhecimentos novos e antigos do aprendiz. Pode-se usar então as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recursos facilitadores e dentre eles pode-se destacar os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos últimos 10 anos que abordam pesquisas usando TDIC, em especial os OVA, associados ao processo de ensino de Ciências e Química na perspectiva da AS. A metodologia é qualitativa do tipo bibliográfica, estado da arte e o levantamento foi realizado no Portal de Periódicos da Capes sendo encontrados 6 artigos que atenderam aos critérios de seleção. As análises foram realizadas a partir dos princípios que norteiam a AS e mostraram que, mesmo os trabalhos se baseando na teoria, muitos não contemplam seus princípios. Também se destaca que as metodologias utilizadas facilitaram o processo da AS.