Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da aprendizagem significativa

Autores

  • Felícia Maria Fernandes de Oliveira IFRN
  • Ayla Márcia Cordeiro Bizerra IFRN

Palavras-chave:

Ensino, Recursos Tecnológicos, Aprendizagem Significativa

Resumo

A Aprendizagem Significativa (AS) objetiva a compreensão profunda dos conceitos relacionando os conhecimentos novos e antigos do aprendiz. Pode-se usar então as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recursos facilitadores e dentre eles pode-se destacar os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos últimos 10 anos que abordam pesquisas usando TDIC, em especial os OVA, associados ao processo de ensino de Ciências e Química na perspectiva da AS. A metodologia é qualitativa do tipo bibliográfica, estado da arte e o levantamento foi realizado no Portal de Periódicos da Capes sendo encontrados 6 artigos que atenderam aos critérios de seleção. As análises foram realizadas a partir dos princípios que norteiam a AS e mostraram que, mesmo os trabalhos se baseando na teoria, muitos não contemplam seus princípios. Também se destaca que as metodologias utilizadas facilitaram o processo da AS.

Biografia do Autor

Felícia Maria Fernandes de Oliveira, IFRN

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Pós-Graduação em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela instituição Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). Graduada em Química pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atualmente é professora da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, IFRN

Possui graduação em Licenciatura em Química (2005). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Química, com área de concentração em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou doutorado sanduíche (2009) na Universidad de Oviedo (UniOvi), na Espanha. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Pau dos Ferros.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, F. M. F. de; BIZERRA, . A. M. C. . Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da aprendizagem significativa. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 43–59, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/772. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos