Educação Física no Ensino Médio Indígena Tremembé

Autores

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto IFCE
  • Daniel Pinto Gomes UFC

Palavras-chave:

Educação Física, Tremembé, Ensino Médio, Indígenas

Resumo

A Escola Indígena Tremembé Maria Venância, localizada na Aldeia de Almofala no município de Itarema-CE possui todos os níveis da Educação Básica. No Ensino Médio Indígena Tremembé (EMIT) as aulas acontecem de modo concentrado, sendo uma vez por mês e durante uma semana. O EMIT prevê a disciplina de Educação Física, e os dois professores responsáveis pela mesma, fizeram um convite à uma professora de Educação Física não indígena para ministrá-la, pois não tinham a formação específica na área. Este artigo objetiva narrar uma experiência com a disciplina de Educação Física na Escola Indígena Tremembé Maria Venância ocorrida em abril de 2022. A metodologia utilizada para este estudo é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Justifica-se tal narrativa como uma experiência de caráter intercultural e de valorização das experiências educativas por meio das práticas corporais indígenas. Concluímos que as possibilidades interculturais inerentes a esse processo são pontos de partida e enriquecimento para a área de Educação Física e a prática pedagógica dos docentes.

Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (UECE) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

Daniel Pinto Gomes, UFC

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da UFC. Integrante do grupo de pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE).

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

PINTO, A. S. M. P. .; GOMES, D. P. . Educação Física no Ensino Médio Indígena Tremembé. Revista FAFIRE, Recife, v. 17, n. 1, p. 77–90, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/774. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos