Sobre a Revista

Foco e escopo

A Lumen é um periódico semestral, destinado à publicação de produções científicas e culturais elaboradas no âmbito acadêmico e em atividades oriundas de projetos extensionistas. Apresenta-se como espaço multidisciplinar, recebendo contribuições de várias áreas do conhecimento desenvolvidas na própria instituição e em outras IES regionais, nacionais e internacionais.

Através de textos de autoria de docentes e discentes dos programas de Graduação e de Pós-Graduação da IES, a Lumen busca estabelecer a interlocução de saberes, estando aberta à apresentação de pesquisas, ensaios e reflexões teóricas externas e relevantes para a sociedade contemporânea.

Oriunda de uma instituição confessional cristã, reconhecida pelo respeito às diferenças e o diálogo ecumênico, a Revista Lumen estimula a reflexão e, sobretudo, a partilha de saberes construídos, consolidando, significativamente, o processo pedagógico e o fazer acadêmico, mobilizando leitores e estimulando o debate e novas investigações necessárias aos contextos educativos e culturais.

Histórico

A Revista Lumen foi lançada em novembro de 1948 (v. 1, n. 1, nov., 1948), encabeçada, na época, pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife, à qual a FAFIRE era filiada. Esse fato já denotaria a preocupação institucional em socializar o conhecimento produzido, de servir à comunidade acadêmica e ao público em geral, dando visibilidade a estudos/pesquisas de discentes, docentes da IES e estudiosos convidados. Por isso, Lumen, significando que “a luz é de si difusiva”.

Ao longo dessas sete décadas de existência, a Lumen vem refletindo essa dinâmica da instituição, constituindo-se como instrumento de difusão do conhecimento e de transformação social, contribuindo com os diversos segmentos educativos e culturais, em âmbito regional, nacional e internacional.

Inicialmente, foi veiculada em edições irregulares e impressas, até o ano de 2003, quando passou a ser regularmente semestral e impressa. No primeiro semestre de 2011, ganhou também a versão virtual (edição on-line), hospedada no site institucional – www.unifafire.br – na aba PUBLICAÇÕES, mantendo-se, a partir do segundo semestre de 2019, apenas no formato virtual, buscando projetar as produções científicas e culturais, elaboradas no espaço acadêmico, em um maior âmbito de circulação, ampliando intercâmbios e fomentando oportunidades de socialização e democratização do conhecimento.

Periodicidade

A Revista Lumen é de publicação semestral.

Processo de avaliação por pares

A Revista Lumen adota o processo de avaliação por pares em duplo cego (double blind peer review). A rigor, são designados dois pareceristas, podendo ser indicados outros avaliadores, em casos de divergências na avaliação. Os mesmos são definidos em função dos seguintes critérios: formação acadêmica, área de atuação, produção acadêmica na área temática do artigo, ausência de conflitos de interesses e diversidade institucional.

Política de acesso aberto

A Revista Lumen oferece acesso livre e gratuito ao seu conteúdo, com o objetivo de democratização do conhecimento científico. Não há cobranças de taxas e/ou contribuição financeira para autores, usuários ou instituições. Pessoas interessadas podem submeter artigos, cuja recepção procede em fluxo contínuo. Todos os usuários e instituições podem acessar, ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir ou buscar o texto completo dos artigos publicados. Essa política está de acordo com as definições de acesso livre.

Financiador

A Revista Lumen é uma produção independente da Centro Universitário Frassinetti do Recife, não havendo financiador direto.