Edições anteriores

  • Lumen, v.20, n.1, 2011

    Lumen
    v. 20 n. 1 (2011)

    Já dissemos certa vez que a Lumen traduzia em seu nome a ideia da luz, que devia por isso sinalizar e inspirar a construção do conhecimento. Dessa vez, chamamos atenção para outra ideia, a da tradição, pois a vida dessa revista, sua evolução desde 1948, confunde-se com o crescimento da própria FAFIRE. Nesse sentido, artigos são oferecidos à comunidade acadêmica, fruto de pesquisa e estudo de alunos e professores, confirmam seu perfl aberto e multidisciplinar.

  • Lumen, v. 20, n. 2, 2011

    Lumen
    v. 20 n. 2 (2011)

    Este número da revista Lumen da FAFIRE apresenta artigos que versam sobre temáticas de diferentes campos de conhecimento, dada a natureza multidisciplinar da revista, que vem, ao longo dos anos, contribuindo para um diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Os artigos que abrem a revista abordam discussões em torno das questões educacionais emergentes.

  • Lumen, v.21, n.1, 2012

    Lumen
    v. 21 n. 1 (2012)

    Este número da revista Lumen da FAFIRE tem como eixo central discussões sobre questões atuais e relevantes para diferentes áreas de conhecimento. Ressaltamos que, em decorrência disso, os artigos foram organizados em três blocos: o primeiro aborda os temas violência contra a mulher; identidades femininas e adoção tardia; o segundo trata de questões relativas à inclusão educacional e à escrita de surdos universitários; e o terceiro versa sobre um estudo comparativo entre o leite humano e o leite de vaca.

  • Lumen, v.21, n.2, 2012

    Lumen
    v. 21 n. 2 (2012)

    Este número da revista Lumen da FAFIRE é um dossiê especial sobre questões educacionais e conta com a colaboração de autores brasileiros e portugueses. Os textos que compõem esta edição tratam dos seguintes temas e/ou objetos do campo da educação: políticas educacionais, gestão escolar, avaliação de instituições escolares, formação de professores, diferenciação pedagógica e educação infantil.

  • Lumen, v.22, n.1, 2013

    Lumen
    v. 22 n. 1 (2013)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – apresenta mais uma edição da revista Lumen, à comunidade acadêmica e ao público em geral, cumprindo, desta forma, seu objetivo primordial de assegurar a divulgação de trabalhos científicos e culturais produzidos no meio acadêmico, além de mobilizar leitores e estimular o debate e novas investigações. Este número traz estudos ligados à Educação, aos Estudos Socioambientais, aos Estudos Literários e Linguísticos e à Psicologia, através de sete artigos científicos que, embora contextualizados em áreas específicas, contribuem e dialogam com diferentes campos do conhecimento, buscando, assim, o princípio da interdisciplinaridade necessário à compreensão holística da realidade.

  • Lumen, v.22, n.2, 2013

    Lumen
    v. 22 n. 2 (2013)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – apresenta, à comunidade acadêmica e ao público em geral, mais uma edição da Lumen, consolidando o compromisso institucional de socializar a produção científica de professores, alunos e pesquisadores, bem como de garantir um espaço de interlocução entre os agentes das diversas áreas de estudo que integram o nosso contexto educativo e sociocultural. Compõem esta edição três eixos temáticos, abrangendo, principalmente, questões relativas à linguagem, à educação e à saúde física e ao bem estar social, cujos temas suscitam ramificações e diálogos com outros campos do conhecimento, fato que corrobora a interdisciplinaridade peculiar aos estudos reunidos neste periódico.

  • Lumen, vol.23, n.1, 2014

    Lumen
    v. 23 n. 1 (2014)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – apresenta, à comunidade acadêmica e ao público em geral, mais uma edição da Lumen, visando consolidar o compromisso institucional de socializar a produção científica de professores, alunos e pesquisadores, bem como garantir um espaço de interlocução entre os agentes das diversas áreas de estudo que integram o nosso contexto educativo e sociocultural. Esta edição da Lumen traz dez estudos sobre temas distintos agrupados em três blocos pela proximidade dos respectivos focos de investigação. No primeiro grupo, estão três estudos voltados para a área de educação; no segundo, também não distanciados do âmbito educacional, três artigos focalizam aspectos da linguagem; em seguida, dois artigos discutem, respectivamente, aspectos biológicos e sociais do meio ambiente; e, finalmente, o último grupo contempla assuntos voltados para o campo da administração, notadamente sobre mecanismos facilitadores do processo gestor.

  • Lumen, v.23, n.2, 2014

    Lumen
    v. 23 n. 2 (2014)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – apresenta mais um número da Revista Lumen, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico e, consequentemente, ampliar o intercâmbio com outras instituições educacionais e cumprir sua finalidade precípua: oferecer propostas de melhoria de bem-estar social. Esta edição traz nove estudos de áreas ligadas aos cursos oferecidos na IES, dividindo o espaço editorial entre autores-docentes da Instituição e professores-convidados de outras IES.

  • Lumen
    v. 24 n. 1 (2015)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – traz a público mais uma edição da Revista Lumen, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico e, consequentemente, ampliar o intercâmbio com outras instituições educacionais e cumprir sua finalidade primordial quanto à oferta de serviços educacionais e bem-estar à comunidade social.

    Este número apresenta dez artigos versando, predominantemente, sobre temas voltados para as Ciências Humanas e Psicossociais, cujo desenvolvimento tanto procede de cursos de graduação e de pós-graduação circunscritos nos programas da própria IES, como de Instituições congêneres situadas em nosso estado e/ou além de nossas fronteiras nacionais.

  • Lume, v.24, n.2, 2015

    Lumen
    v. 24 n. 2 (2015)

    É com grande entusiasmo que a Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – publica mais um número da Revista Lumen, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, ampliar o intercâmbio com outras instituições de ensino superior e cumprir sua meta capital de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. A presente edição reúne 10 artigos desenvolvidos por estudiosos das ciências humanas, biológicas e psicossociais, com matéria procedente dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Psicologia da FAFIRE e de outras IES do Estado de Pernambuco e de além-mar.

  • Lumen, v.25, n.1, 2016

    Lumen
    v. 25 n. 1 (2016)

    A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE – apresenta mais um número da Revista Lumen, com finalidade de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, ampliar o intercâmbio com outras instituições de ensino superior e cumprir sua meta primordial de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. Além desses objetivos, esta edição especial, comemorativa dos 75 anos da FAFIRE, compartilha um pouco de sua história, através de relatos e textos informativos de gestores representantes de alguns de seus segmentos, em matéria reunida na sessão Páginas de nossa história, especialmente criada para esta edição comemorativa. A abrangência multidisciplinar que caracteriza este periódico acadêmico vem aqui consolidada nos dez artigos, de diversas áreas de estudo, alguns produzidos no âmbito institucional, outros procedentes de IES parceiras. Sendo assim, estudos sob diversas perspectivas da educação como avaliação, coordenação, componente curricular, escolarização da leitura literária, aspectos linguísticos e novas tecnologias aplicadas ao ensino-aprendizagem, entre outros temas atinentes à psicologia e à gestão comercial serão aqui abordados, levando-se em conta o perfil profissional e acadêmico dos respectivos autores articulistas signatários deste periódico.

  • Lumen, v.25,n.2, 2016

    Lumen
    v. 25 n. 2 (2016)

    Com finalidade de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir sua meta primordial de oferecer serviços educacionais e bem-estar social, a FAFIRE apresenta mais um número da Revista Lumen. Nesta edição, além dos mencionados objetivos, comemorando os 150 anos das fundadoras e mantenedoras desta IES em solo brasileiro, compartilhamos, na sessão As Doroteias no Brasil: uma trajetória de 150 anos a serviço da educação, uma pequena mostra do que foi vivenciado entre os dias 10 e 12 de agosto de 2016, momento especial de celebração, agradecimentos, vivência estética, entre outras atividades comemorativas. Os nove estudos aqui publicados, procedentes de diversas áreas do conhecimento, sinalizam variados matizes caracterizadores do projeto multidisciplinar norteador deste periódico, que agrega, tanto trabalhos acadêmicos produzidos no próprio âmbito institucional, como de outras instituições parceiras. Nessa perspectiva, temas como identificação profissional da docência, avaliação nos vários níveis educacionais, políticas de leitura, entre outros concernentes aos estudos sociais, tecnológicos, da psicologia e da saúde, estarão aqui dispostos, com a finalidade de se fazer cumprir a função social, cultural e formativa anunciada na linha editorial desta Revista.

  • Lumen, v.26, n.1, 2017

    Lumen
    v. 26 n. 1 (2017)

    Com ênfase no processo de socialização do conhecimento produzido no meio acadêmico, esta edição da Lumen, sob o epíteto dossiê cidadania, vem, mais uma vez, reiterar a meta institucional de oferecer serviços educacionais e bem-estar social, ampliando a discussão sobre temas emergentes no contexto educacional. Além dos mencionados objetivos, através do intercâmbio com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, a FAFIRE vem mantendo suas publicações como um espaço de interlocução aberto à pluralidade e à diversidade de olhares, no sentido de ampliar o foco das discussões, evitando possíveis reducionismos. Os dez estudos aqui publicados, procedentes de diversas áreas do conhecimento, sinalizam uma confluência de matizes caracterizadores do projeto multidisciplinar norteador deste periódico, na medida em que, de modo peculiar e naturalmente apoiados em referenciais específicos, todos corroboram possibilidades socialmente válidas e imprescindíveis à consolidação da cidadania.

  • Lumen, v.26, n.2, 2017

    Lumen
    v. 26 n. 2 (2017)

    A FAFIRE apresenta mais um número da Revista Lumen, com finalidade de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, visando ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir sua meta primordial de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. Além desses objetivos, a abrangência multidisciplinar que caracteriza este periódico acadêmico vem aqui consolidada nos nove artigos, de diversas áreas de estudo, alguns produzidos no âmbito institucional, outros procedentes de IES parceiras. Sendo assim, estudos centrados em áreas diversas – educação, filosofia, arte literária, psicologia, administração entre outras – serão aqui abordados, levando-se em conta a perspectiva interdisciplinar deste periódico e o perfil profissional e acadêmi- co dos autores articulistas participantes desta edição.

  • Lumen, v.27, n.1, 2018

    Lumen
    v. 27 n. 1 (2018)

    Com mais este número da Revista Lumen, a FAFIRE reitera o compromisso primordial de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, visando ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir sua meta capital de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. Além desses objetivos, a abrangência multidisciplinar que caracteriza este periódico acadêmico vem aqui consolidada nos oito artigos de diversas áreas de estudo, produzidos tanto no âmbito institucional como através de programas e propostas firmadas com outras IES parceiras. Na presente edição, o leitor encontrará estudos focados em temas atuais e relevantes, desenvolvidos por estudiosos e pesquisadores de áreas diversas do conhecimento – educação, filosofia, linguística, literatura, psicologia, administração, entre outras –, cujas abordagens estão consolidadas numa perspectiva interdisciplinar, consoante a missão e a linha editorial deste periódico.

  • Lumen, v.27, n.2, 2018

    Lumen
    v. 27 n. 2 (2018)

    Reiterando o seu compromisso primordial de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, a FAFIRE traz a público mais uma edição da Revista Lumen, visando ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir sua meta de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. Oportunamente, a presente edição registra um momento especial da Revista Lumen, que este ano comemora 70 anos de existência. Criada em novembro de 1948, no início editada pelo Diretório Acadêmico da instituição, o primeiro volume da Lumen já prenuncia a marca de sua atual missão e linha editorial, focada, essencialmente, na divulgação do conhecimento produzido através das metas pedagógicas previstas pelos vários segmentos/áreas de estudos da FAFIRE, atestando, deste modo, o enfoque multidisciplinar desde então mantido pela revista. Desta forma, a primeira Lumen traz, em sua pauta, matéria relativa aos cursos de Letras, Pedagogia, Filosofia, Geografia e História, conforme aqueles oferecidos na época, além de sessões de poesia, homenagens, notas universitárias, entre outras, voltadas para a socialização de trabalhos desenvolvidos na instituição. A abrangência multidisciplinar que atualmente caracteriza este periódico acadêmico vem aqui consolidada através de oito artigos de diversas áreas de estudo, produzidos tanto no âmbito institucional como através de produções oriundas de IES parceiras.

  • Lumen, v.28, n.1, 2019

    Lumen
    v. 28 n. 1 (2019)

    Com a presente edição da Revista Lumen, a FAFIRE reitera o seu compromisso de socializar o conhecimento produzido no meio acadêmico, visando ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir sua meta primordial de oferecer serviços educacionais e bem-estar social. Além disso, a abrangência multidisciplinar que caracteriza este periódico acadêmico vem aqui consolidada nos oito artigos de diversas áreas de estudo, produzidos tanto no âmbito institucional como através de programas e propostas firmadas com outras IES parceiras.

  • Lumen, v.28, n.2, 2019

    Lumen - Dossiê Letras
    v. 28 n. 2 (2019)

    Com a presente edição da Revista Lumen – Dossiê Letras –, a FAFIRE, além de reiterar o seu compromisso de socialização do conhecimento produzido no âmbito acadêmico, visando ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior e cumprir seu objetivo primordial de oferecer serviços educacionais e bem-estar social, comemora o resultado do Ranking Universitário da Folha de São Paulo – RUF 2019 – no qual o nosso Curso de Letras fez jus ao prêmio de melhor do Brasil dentre as faculdades privadas. Ainda foi classificado com o primeiro lugar na preferência dos empregadores, um resultado que certamente sinaliza o reconhecimento da qualidade dos serviços educacionais prestados, pela instituição, à comunidade em geral. Nessa perspectiva, esta edição especial da revista constitui uma homenagem aos discentes e docentes da Graduação e da Pós-graduação lato sensu do Curso de Letras desta IES, cujo reconhecimento se faz através desta edição comemorativa, publicação que representa parte significativa do resultado de estudos desenvolvidos por pesquisadores/autores atuantes no âmbito acadêmico da área em apreço.

  • Lumen, v.29, n.1, 2020

    Lumen - Dossiê Psicologia
    v. 29 n. 1 (2020)

    Com a presente edição da Revista Lumen – dossiê em psicologia –, a FAFIRE mais uma vez reitera o seu compromisso de socialização do conhecimento produzido no âmbito acadêmico, como também busca ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior, cumprindo o objetivo primordial de oferecer serviços educacionais e de orientação psicossocial à comunidade acadêmica e ao público em geral. Outrossim, a identidade específica deste dossiê não isenta o periódico do perfil multidisciplinar delineado em sua linha e/ou missão editorial, visto que os estudos ora veiculados não se eximem da “interlocução entre saberes” e do “diálogo frutífero que inclui a pluralidade e a diversidade de olhares” mantido com outras áreas do conhecimento, a exemplo de questões atinentes à antropologia, à literatura, ao direito, entre outras especificidades contempladas nos artigos desta edição.

  • Lumen, v.29, n.2, 2020

    Lumen
    v. 29 n. 2 (2020)

    O presente número da Revista Lumen vem reiterar o compromisso institucional de socialização do conhecimento, produzido no âmbito acadêmico, como também ampliar o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior, abrindo espaço para o diálogo necessário e permanente entre estudiosos e pesquisadores no contexto acadêmico. Nessa perspectiva, a FAFIRE cumpre o objetivo primordial de oferecer serviços educacionais e de formação geral à comunidade acadêmica e ao público em geral. Esta edição traz o resultado de pesquisas de várias áreas do conhecimento, algumas delas desenvolvidas através do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da instituição – NUPIC –, consolidando, desta forma, o perfil multidisciplinar delineado na linha e/ou missão editorial deste periódico.

  • Lumen, v.30, n.1, 2021

    Lumen - Especial Fafire 80 anos
    v. 30 n. 1 (2021)

    Esta edição da Revista Lumen, comemorativa dos 80 anos da FAFIRE, destina-se, preferencialmente, a publicar matéria oriunda de projetos e programas da instituição, realizados tanto através de pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, como também em sua esfera extensionista, elucidando, assim, o tripé ensino-pesquisa-extensão que alicerça toda a dinâmica institucional. Nesse contexto festivo e memorável, registram-se, ainda, as palavras da Diretora Geral da faculdade, Ir. Maria das Graças Soares da Costa, consolidando o momento de abertura das solenidades previstas para o ano em curso, como também o discurso da professora doutora Eliete Santiago, presidente da Cátedra Paulo Freire, proferido em evento organizado pelos cursos de Letras e Pedagogia, em oportuna homenagem ao centenário do emérito educador Paulo Freire. Outrossim, o periódico vem reiterar, como descrito em sua linha de editorial, o compromisso institucional de socialização do conhecimento produzido no âmbito acadêmico, bem como o intuito de oferecer espaço para as diversas áreas de estudo, concretizando, desta forma, o traço multidisciplinar caracterizador desta revista.

  • Lumen
    v. 30 n. 2 (2021)

    Esta edição da Revista Lumen traz o resultado de pesquisas desenvolvidas nas várias áreas do conhecimento, produzidas no âmbito acadêmico, consolidando, desta forma, o perfil multidisciplinar definido na linha editorial deste periódico.

  • Lumen
    v. 31 n. 1 (2022)

    A presente edição da Revista Lumen traz o resultado de pesquisas desenvolvidas nos vários campos do conhecimento, produzidas no âmbito acadêmico, consolidando, deste modo, o perfil multidisciplinar previsto na linha editorial deste periódico. Os artigos aqui publicados situam-se, com especificidade, nas grandes áreas institucionais, e suas respectivas subáreas, neste contexto, a saber: Saúde (Nutrição e Psicologia), Educação (Letras) e Negócios (Administração).

  • Lumen
    v. 31 n. 2 (2022)

    Esta edição da Revista Lumen está composta por artigos que seguem caminhos teórico metodológicos diversos, produzidos no âmbito acadêmico e pensados de forma inter/transdisciplinar, conforme a linha editorial deste periódico. Neste contexto, os estudos aqui publicados situam-se nas grandes áreas e suas respectivas subáreas: Saúde (Psicologia), Direito (Direito Internacional do Meio Ambiente e de Direito Internacional do Mar), Administração (Logística) e Educação (Letras).

  • Lumen, v.32, n.1, 2023

    Lumen
    v. 32 n. 1 (2023)

    Esta edição da Revista Lumen apresenta estudos desenvolvidos no meio acadêmico e em diferentes áreas do conhecimento e, portanto, percorrendo caminhos teórico-metodológicos específicos, compondo, desta forma, o perfil multidisciplinar proposto na linha editorial deste periódico. Nessa perspectiva, os artigos aqui publicados situam-se nas grandes áreas do conhecimento, e respectivas subáreas institucionais, a saber: Ciências Biológicas (Biologia), Ciências Humanas (Educação e Pedagogia), Linguísticas, Letras e Artes (Letras) e Ciências Sociais Aplicadas (Direito).

     

1-25 de 27