Organizações, mudanças e inovações

Autores

  • Maria da Conceição Pereira
  • Igor Rafailov
  • Igor Vladimir Pereira Sougey

Palavras-chave:

Organização, Resistência a mudanças, Inovações

Resumo

Este artigo tem a finalidade de refletir sobre as organizações na contemporaneidade, em função das perspectivas constantes de mudanças e inovações. Oque é necessário entender é que as mudanças passam essencialmente pelas pessoas, mas, mesmo que os focos das mudanças se deem sobre as pessoas, não significa que primeiro é preciso mudar as pessoas para que a organização mude. Essa exigência termina por tornar- se pretexto de resistências, pois as pessoas não mudam por si mesmas, cada uma muda num processo interno e específico. No mundo dos negócios e nas organizações, os processos de mudanças ocorrem com as dificuldades ou com facilidades, de acordo com o grau de desejo dessa mudança. As pessoas não resistem às mudanças, elas resistem a serem mudadas. O grande desafio para qualquer organização é envolver as pessoas nos programas de mudanças de tal forma que elas se sintam acolhidas nas perspectivas do caminho para as transformações e possibilidades de inovações organizacionais.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Pereira

Doutoranda em Neurociências e Ciências do Comportamento na UFPE, Mestre em Psicologia Institucional, especialista em Fatores Humanos. Docente da FAFIRE (Recife), ESAC (Campina Grande- PB) e professor convidado do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA-SP). Psicóloga do SERIPA2-CENIPA-COMANDO AERONÁUTICO.

Igor Rafailov

Mestrando em Design na UFPE, Consultor em Recursos Humanos e Tecnologias, Membro associado da POLICONSULT – Associação Politécnica de Consultoria, no Recife.

Igor Vladimir Pereira Sougey

Aluno do oitavo período de Administração em Comércio Exterior da FAFIRE, Representante Comercial de Indústria Alimentícia.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

PEREIRA, M. da C.; RAFAILOV, I. .; SOUGEY, I. V. P. . Organizações, mudanças e inovações. Revista Lumen, Recife, v. 20, n. 1, p. 63–70, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/372. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos