Avaliação em larga escala

como os professores interpretam problemas de estrutura multiplicativa extraídos da Prova Brasil?

Autores

  • Regina Barreto dos Santos Silva
  • Rute Elizabeth de Souza Rosa Borba

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Estruturas multiplicativas, Formação docente

Resumo

Arealização de avaliações em larga escala nos revela dados preocupantes no que se refere ao desempenho dos alunos em Matemática. Essas avaliações deveriam ser melhor analisadas, não levando em consideração apenas o erro do aluno, mas também a compreensão do professor acerca desse instrumento avaliativo e dos conteúdos e conceitos contemplados nas questões. Nesse sentido, entrevistamos seis professoras da rede municipal da cidade do Recife, do 5o ano do Ensino Fundamental, objetivando verificar a compreensão dessas professoras acerca de questões extraídas do site da Prova Brasil. Inicialmente foram dadas às entrevistadas seis questões retiradas do site da Prova Brasil e mais os 14 descritores referentes ao eixo números e operações, para que as mesmas as visualizassem. Em seguida, foi realizada a entrevista que visava observar até que ponto essas docentes tinham a clareza de quais conhecimentos das estruturas multiplicativas estavam sendo avaliados, como também quais descritores pertinentes à multiplicação e à divisão eram levados em consideração em cada questão, e se poderiam antecipar as dificuldades que os alunos encontrariam ao resolverem as questões. Verificou-se que as docentes apresentaram dificuldades de compreensão dos conteúdos implícitos das estruturas multiplicativas, bem como não expressavam clareza conceitual do que seria um descritor, dificuldades essas que as impediam de analisar o que, nos descritores, propunha-se avaliar. Esses resultados nos sugerem que a prática pedagógica necessita de profissionais mais fundamentados nos saberes e conceitos matemáticos, e que possuam clareza das competências que se deseja desenvolver em seus alunos, e como podem avaliar o conhecimento dos mesmos.

Biografia do Autor

Regina Barreto dos Santos Silva

Professora Mestre do Curso de Pedagogia da FAFIRE.

Rute Elizabeth de Souza Rosa Borba

Professora Doutora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da UFPE.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

SILVA, R. B. dos S.; BORBA, R. E. de S. R. Avaliação em larga escala : como os professores interpretam problemas de estrutura multiplicativa extraídos da Prova Brasil?. Revista Lumen, Recife, v. 20, n. 1, p. 71–84, 2011. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/373. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos