Análise do processo de inclusão educacional de pessoas com necessidades educacionais específicas no estado de Pernambuco, de 2007 a 2009
Palavras-chave:
Inclusão, Escola, DeficiênciaResumo
A inclusão vem passando por reformulações no sentido de garantir a todos o acesso às diversidades relacionadas à educação escolar. Nessa perspectiva, percebe-se que as escolas regulares estão passando por um processo de transformação, buscando o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais específicas nas escolas regulares da rede estadual de Pernambuco. Objetivo: Investigar a evolução do processo de inclusão de sujeitos com necessidades educacionais específicas no Estado de Pernambuco nos anos de 2007 a 2009 e destacar algumas contribuições da atuação fonoaudiológica educacional nesse processo. Método: Foi realizada a análise de um banco de dados disponibilizado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD (Governo do Estado de Pernambuco) referente às matrículas de alunos com necessidades educacionais específicas na rede estadual de ensino, especificados por modalidades nas quais estão inseridos (salas regulares de ensino ou em salas especiais). Resultados: Percebe-se que o Estado de Pernambuco avançou no ano de 2007 e 2008 com relação à inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, já em 2009 houve uma diminuição considerável no quantitativo de alunos incluídos. Conclusões: O Estado de Pernambuco não avançou como deveria com relação à inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na rede regular de ensino, já que em 2009 houve uma diminuição considerável no quantitativo de alunos incluídos. Desta forma, percebe-se a necessidade de uma maior atenção do governo estadual para que a inclusão aconteça de forma efetiva e consequentemente, otimize a qualidade de vida dos sujeitos com necessidades educacionais específicas.