Análise da escrita de surdos universitários bilíngues e oralizados

Autores

  • Giselle Montarroyos
  • Edna Maria Cavalcanti
  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Palavras-chave:

Escrita, Linguística, Surdez, Linguagem

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o funcionamento da linguagem escrita de sujeitos surdos, sob a ótica do Interacionismo Brasileiro e, de forma secundária, analisar, comparativamente, a escrita do surdo oralizado e a do surdo não oralizado. Participaram da pesquisa quatro sujeitos surdos bilíngues (faziam uso da língua de sinais e língua portuguesa), de ambos os sexos, dos quais dois eram oralizados e dois não eram oralizados, estudantes de nível superior. O instrumento utilizado para análise foram recortes da escrita dos surdos nas avaliações das disciplinas de graduação. Observou-se que a estrutura da escrita dos surdos oralizados seguiu os padrões estabelecidos pela língua portuguesa, que prioriza os sistemas influenciados pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Verificou-se que o funcionamento da escrita dos surdos segue, aparentemente, o mesmo padrão da escrita de ouvintes, ou seja, a língua usada pelos surdos na sua comunicação interpessoal (seja a língua portuguesa ou a de sinais) apresentou influência sobre a escrita. Desta forma, percebe-se a influência da fala (no caso dos surdos não oralizados, a LIBRAS) na sua produção escrita.

Biografia do Autor

Giselle Montarroyos

Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.

Edna Maria Cavalcanti

Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Fonoaudiólogo. Professor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

MONTARROYOS, G.; CAVALCANTI, E. M.; ANDRADE, W. T. L. de. Análise da escrita de surdos universitários bilíngues e oralizados. Revista Lumen, Recife, v. 21, n. 1, p. 55–69, 2012. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/392. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos