Saberes pedagógicos, formação continuada e a influência para a identidade profissional docente

o que dizem os professores

Autores

  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar
  • Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos

Palavras-chave:

Formação continuada, Identidade profissional docente, Saberes pedagógicos

Resumo

Este estudo visa compreender a influência da formação continuada sobre a identidade docente. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: entrevista semi-estruturada com dois professores da rede pública do Recife; observação participante de cinco aulas de cada professor, totalizando dez aulas. A partir das entrevistas, foram coligadas as seguintes categorias: formação continuada, profissão docente e ser professor. As análises mostram que a categoria formação continuada privilegia o envolvimento e/ou participação em formações, pois estas acarretam novas metodologias e recursos para o trabalho docente, entretanto, deixa transparecer alguns pontos negativos dessas formações, como falta de continuidade e pouca relação, em alguns casos, com a prática. Na categoria profissão docente, foi possível notar uma divergência diante dos conhecimentos considerados importantes para exercer a função de professor. Na categoria ser professor, os dados evidenciam a desvalorização, o desgaste consequente das exigências e responsabilidades da profissão, embora os professores considerem importantes os resultados e o valor social do trabalho docente e a necessidade de estarem sempre estudando devido ao caráter dinâmico da profissão. Quanto às observações, constatou-se que os saberes vivenciados em sala de aula se restringem a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos, respaldado nos pressupostos do modelo da racionalidade técnica. Apesar de existir um reconhecimento da importância das formações por parte desses profissionais, ainda não são utilizadas como referenciais para sua prática docente. Enfim, estas são questões que podem ser discutidas em articulação com as questões da identidade.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da UFPE; membro do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE).

Fernanda Nery de Oliveira Vasconcelos

Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESQ).

Downloads

Publicado

01-12-2012

Como Citar

AGUIAR, M. da C. C. de .; VASCONCELOS, . F. N. de O. . Saberes pedagógicos, formação continuada e a influência para a identidade profissional docente: o que dizem os professores. Revista Lumen, Recife, v. 21, n. 2, p. 55–66, 2012. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/409. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos