A experiência do pensar filosófico na formação docente
o que dizem os professores?
Palavras-chave:
Filosofia, Experiência, Formação docenteResumo
A temática dos saberes docentes e da formação de professores tem ocupado cada vez mais um papel central nas discussões educacionais. Com efeito, tem se tornado um tema de particular atualidade, de significado complexo e abordado a partir de diferentes enfoques. Este trabalho se ocupa, afirmativamente, de algumas questões implicadas no alinhamento entre a experiência do pensar filosófico e a formação dos professores. Tal questão não será tratada do ponto de vista da Filosofia da Educação, como habitualmente ocorre quando pensamos sobre o lugar da Filosofia na formação de professores, mas tomaremos por base uma outra presença da Filosofia nesse processo, a saber, a experiência com seu ensino nas escolas, na qual se coloca a formação dos professores dessas escolas. Para tanto, tomaremos como referência uma experiência desenvolvida pelo Projeto Filosofia na Escola, ligado à Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). O PFE tem, em princípio, uma intenção simples: criar condições para que as crianças possam vivenciar uma experiência filosófica desde o começo do seu processo de escolarização e contribuir com a formação dos professores dessas escolas. Partindo das falas dos próprios professores, procuraremos mostrar como esse encontro pode estar promovendo um espaço mais interessante e potente para a tarefa formativa, produzido no encontro entre a experiência do pensar filosófico na escola e a formação docente. As questões colocadas pelos professores extrapolam o espaço específico da prática filosófica, nos convidando a pensar e delinear novos sentidos – sem a orientação de fundamentos absolutos – para a relação ensino/aprendizagem como um todo e para a própria questão da formação docente.