Política de avaliação da docência universitária
elementos para um debate em construção a partir de experiências no Brasil e em Portugal
Palavras-chave:
Docência universitária, Avaliação docente, Avaliação institucionalResumo
O desenvolvimento do Ensino Superior perspectivado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e desencadeado no final do século XX, tem vindo a ser concretizado tanto pela expansão quantitava do acesso como pelo desafio de garantir a qualidade, principalmente no que diz respeito ao ideal da Educação Superior. Neste contexto, além do que tem vindo a ser prescrito às Instituições de Ensino Superior, em geral, e a cada modalidade de oferta de formação, em particular, à Universidade tem vindo também a ser cada vez mais exigido prestar contas da sua atuação. Neste sentido, a avaliação institucional, dos cursos, da investigação realizada, do impacto dessa investigação e do desempenho docente tem vindo a ganhar grande expressão. É no âmbito deste movimento que se situa o presente estudo e que se reporta ao que tem vindo a acontecer em Universidades públicas no Brasil e em Portugal. A intenção do estudo é trazer elementos para o debate em construção sobre políticas de avaliação universitária, nomeadamente as que se prendem com a avaliação da docência universitária, entendendo-a como elemento de desenvolvimento institucional. As convergências encontradas sobre este aspecto, nestas instituições geograficamente distantes, levam-nos a questionar indicadores de avaliação situados num padrão internacional e a reconhecer a pertinência desta temática para a área da Gestão Universitária e das Políticas de Ensino Superior.