Política de avaliação da docência universitária

elementos para um debate em construção a partir de experiências no Brasil e em Portugal

Autores

  • Carlinda Leite

Palavras-chave:

Docência universitária, Avaliação docente, Avaliação institucional

Resumo

O desenvolvimento do Ensino Superior perspectivado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e desencadeado no final do século XX, tem vindo a ser concretizado tanto pela expansão quantitava do acesso como pelo desafio de garantir a qualidade, principalmente no que diz respeito ao ideal da Educação Superior. Neste contexto, além do que tem vindo a ser prescrito às Instituições de Ensino Superior, em geral, e a cada modalidade de oferta de formação, em particular, à Universidade tem vindo também a ser cada vez mais exigido prestar contas da sua atuação. Neste sentido, a avaliação institucional, dos cursos, da investigação realizada, do impacto dessa investigação e do desempenho docente tem vindo a ganhar grande expressão. É no âmbito deste movimento que se situa o presente estudo e que se reporta ao que tem vindo a acontecer em Universidades públicas no Brasil e em Portugal. A intenção do estudo é trazer elementos para o debate em construção sobre políticas de avaliação universitária, nomeadamente as que se prendem com a avaliação da docência universitária, entendendo-a como elemento de desenvolvimento institucional. As convergências encontradas sobre este aspecto, nestas instituições geograficamente distantes, levam-nos a questionar indicadores de avaliação situados num padrão internacional e a reconhecer a pertinência desta temática para a área da Gestão Universitária e das Políticas de Ensino Superior.

Biografia do Autor

Carlinda Leite

Doutora em Ciências da Educação, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/U.Porto), investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e avaliadora no âmbito da Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES)

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Publicado

01-06-2013

Como Citar

LEITE, C. . Política de avaliação da docência universitária : elementos para um debate em construção a partir de experiências no Brasil e em Portugal. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 1, p. 23–33, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/415. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos