Literatura Infantojuvenil e formação para os valores

po-ética de aproximação

Autores

  • Joana Cavalcanti

Palavras-chave:

Po(ética), Infância, Literatura para a infância, Ética, Formação para os valores, 'Boa vida', 'saber fazer', 'querer fazer'

Resumo

Acredito ser importante nos situar relativamente ao tema proposto como espaço de reflexão para se pensar sobre a infância a partir de uma poética que se articula, de um modo geral, com as várias dimensões da educação. Tal poética pode ser considerada como um sistema ou conjunto de idéias destinado à compreensão do universo da infância, englobando alguns aspectos referentes à educação ética e moral das crianças. Contudo, a proposta assenta numa reflexão com vista à função da Literatura para a Infância na construção do sujeito e sua visão de mundo. As idéias aqui expostas se apoiam em autores advindos da Teoria do Conhecimento, da Teoria Literária e da Psicologia.

Biografia do Autor

Joana Cavalcanti

Professora, escritora, doutora em Teoria da Literatura, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, professora coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti/ Porto, investigadora nas áreas do conto e a psicanálise, escrita criativa, educação intercultural, identidades, culturas e linguagens. Coordenadora da Unidade de Línguas e Culturas - ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; integrante do CIPAF – Centro de Investigação Paula Frassinetti, e do CEDH - Centro de Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Downloads

Publicado

01-06-2013

Como Citar

CAVALCANTI, J. . Literatura Infantojuvenil e formação para os valores : po-ética de aproximação. Revista Lumen, Recife, v. 22, n. 1, p. 59–73, 2013. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/418. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos