As múltiplas facetas da articulação teoria e prática nos estágios curriculares dos cursos de formação de professores da FAFIRE

Autores

  • Maria Cavalcante da Silva

Palavras-chave:

Estágio, Relação teoria e prática, Conhecimento

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender as diferentes formas que a relação teo- ria-prática vem assumindo nos cursos de formação de professores no processo de construção de conhecimento, uma vez que essa relação quando trabalhada de forma indissociável contribui para o que o professor assuma uma postura crítica em relação ao conhecimento a ser trabalhado em sala de aula. Entende-se que a ação do professor em sala de aula é uma prática social, e como tal, é “prática e ação”. É, pois, nesse movimento, que traçamos as experiências de estágio desenvolvidas na FAFIRE, na tentativa de percorrer caminhos alternativos para a melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. Para tanto, elegemos como caminho teórico-metodológico a análise das ações desenvolvidas no período de estágio em função da relação teoria-prática e os saberes construídos necessários à formação dos sujeitos, uma tentativa de emergir o desejo coletivo de aprofundar um novo significado ao trabalho docente.

Biografia do Autor

Maria Cavalcante da Silva

Professora da Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE e Especialista em Planejamento de Sistemas Educacionais pela UPE.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

SILVA, M. C. da . As múltiplas facetas da articulação teoria e prática nos estágios curriculares dos cursos de formação de professores da FAFIRE. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 27–32, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/435. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos