O aporte da dialogicidade da educação na compreensão/intervenção consciente da realidade
Palavras-chave:
Educação, Dialogicidade da educação, Conscientização, RealidadeResumo
Compreendendo que a educação, em sua abragência é uma atividade essencialmente humana, possibilita ao homem e à mulher projetar-se na busca do ser-possível. Entretanto, tal consciência torna-se possível se os seres humanos perceberem o significado compreensível de sua relação inesgotável com o mundo. Relação esta que se estabelece dialeticamente, à medida em que o ser humano vê-se como ser de contato, que se completa por outros traços diante de sua natureza inconclusa. Todavia, faz-se necessário compreender ainda que na arte da (re)construção humana a linguagem ocupa um lugar central por sua natureza dialógica. Assim, instigados por questão dessa natureza, o presente ensaio tem como objetivo apresentar a contribuição da dialogicidade da educação na compreensão, com vista à intervenção consciente da realidade. Para tanto, fez-se necessário trazer para esta discussão a contribuição teórica de Freire (2006a, 2006b, 1987, 2006), Bakthin (1997), Souza (2007) e Galeffi (2008).