O aporte da dialogicidade da educação na compreensão/intervenção consciente da realidade

Autores

  • Shalimar M. Gonçalves da Silva
  • Junot Cornélio Matos

Palavras-chave:

Educação, Dialogicidade da educação, Conscientização, Realidade

Resumo

Compreendendo que a educação, em sua abragência é uma atividade essencialmente humana, possibilita ao homem e à mulher projetar-se na busca do ser-possível. Entretanto, tal consciência torna-se possível se os seres humanos perceberem o significado compreensível de sua relação inesgotável com o mundo. Relação esta que se estabelece dialeticamente, à medida em que o ser humano vê-se como ser de contato, que se completa por outros traços diante de sua natureza inconclusa. Todavia, faz-se necessário compreender ainda que na arte da (re)construção humana a linguagem ocupa um lugar central por sua natureza dialógica. Assim, instigados por questão dessa natureza, o presente ensaio tem como objetivo apresentar a contribuição da dialogicidade da educação na compreensão, com vista à intervenção consciente da realidade. Para tanto, fez-se necessário trazer para esta discussão a contribuição teórica de Freire (2006a, 2006b, 1987, 2006), Bakthin (1997), Souza (2007) e Galeffi (2008).

Biografia do Autor

Shalimar M. Gonçalves da Silva

Mestra em Ciências da Linguagem/UNICAP, doutoranda em Ciências da Educação/FPCEUP da Universidade do Porto/ PT. Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Frassinetti do Recife/FAFIRE. Coordenadora Educacional da Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes/PE.

Junot Cornélio Matos

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Centro de Educação, Departamento Sóciofilosófico da Educação.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

SILVA, S. M. G. da .; MATOS, J. C. O aporte da dialogicidade da educação na compreensão/intervenção consciente da realidade. Revista Lumen, Recife, v. 23, n. 1, p. 33–43, 2014. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/436. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos