Estudo para a implantação de um processo de sistema de gerenciamento eletrônico de documentos em uma policlínica da Prefeitura da Cidade do Recife-PE
Palavras-chave:
Gestão por Processo, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, BPMResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de implantação de um processo para o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que auxilie no armazenamento e disponibilização de documentos em uma instituição pública que produz um grande volume de informações. Além de armazenar e disponibilizar esses documentos de forma rápida e segura, o sistema propõe melhorias como redução de despesas com a manutenção do arquivo, otimização dos processos de trabalho e redução da perda de informações. O trabalho também identificou as principais carências, dificuldades e erros da organização. Além disso, foi realizada uma síntese dos conceitos que serão essenciais à compreensão da proposta apresentada, e como esta pode elevar o trabalho desenvolvido pela policlínica. Com este estudo foi possível compreender, através do mapeamento dos processos, que um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) pode contribuir para a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, permitindo também à policlínica a possibilidade de prestar um atendimento de excelência, onde as informações serão compartilhadas com maior velocidade e segurança, garantindo a continuidade da assistência médica adequada, através de processos mais eficientes, onde gestores, colaboradores e toda a equipe médica possam agregar valor às suas atividades, permitindo o desenvolvimento de uma gestão de qualidade que será percebida pelo usuário final.