A escolarização do texto literário

adequando a experiência estética ao contexto escolar

Autores

  • Nelma Menezes Soares Azevêdo FAFIRE
  • Ellen Marques Guimarães Santiago FAFIRE

Palavras-chave:

Texto literário, Escolarização, Sala de aula

Resumo

Neste artigo, propomos uma discussão sobre a importância da escolarização do texto literário adequada no contexto escolar. Ao mediar uma atividade de leitura, o professor possibilita ao aluno compreender o que está sendo lido, permitindo que se aproxime de novas perspectivas ou opiniões. O homem não mais se satisfaz com ideias restritas, o que o leva a buscar sempre mais, ampliando a esfera do saber. Sendo assim, o presente texto procura explorar questões relacionadas à escolarização da leitura literária na sala de aula, baseado na perspectiva defendida por Soares (2003). Utilizamos, também, como aportes teóricos Colomer (2007), Lajolo (2000, 2001), Zilberman (1998), Silva (1986). Espera-se, com esse estudo, contribuir com a investigação do tema proposto e provocar reflexões para uma ação transformadora na educação.

Biografia do Autor

Nelma Menezes Soares Azevêdo, FAFIRE

Mestre em Educação (UFRPE/FUNDAJ), Especialista em Literatura Infantojuvenil (FAFIRE), Professora da FAFIRE e da Rede Municipal de Ensino do Recife. 

Ellen Marques Guimarães Santiago, FAFIRE

Graduanda do curso de Letras (FAFIRE) 

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

AZEVÊDO, N. M. S.; SANTIAGO, E. M. G. A escolarização do texto literário : adequando a experiência estética ao contexto escolar. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 53–63, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/476. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos