Caindo na rede

o uso do blog como ferramenta de ensino/ aprendizagem nas aulas de produção de texto

Autores

  • Mirella Barbosa UFPE

Palavras-chave:

Blog, Ensino, Escrita

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o uso do blog nas aulas de Produção de Texto, como recurso didático que propicia a leitura, a escrita e, principalmente, o dialogismo entre os discentes. A pesquisa defende a ideia de que o uso das TICs (Tecnologia, Informação e Comunicações) em sala de aula facilita a aprendizagem dos alunos. Procurou-se, primeiramente, refletir sobre como as inovações tecnológicas e os seus impactos sociais nas práticas de leitura e escrita facilitam a comunicação e expressão dos discentes. Em seguida, tecemos uma breve concepção do gênero blog e seus aspectos multimodais e se- mióticos. Observa-se, sobretudo, como o blog auxilia na prática de leitura e escrita, por estar inserido em práticas sociais favoráveis. Dessa forma, compreende-se o porquê de o seu trabalho ser pertinente em sala de aula, pois o blog é considerado um gênero emergente que desperta o interesse dos educandos. Respaldou-se nos estudos de autores como Moran, Marcuschi, Miller, Villela, dentre outros que serão citados no decorrer da pesquisa. Para análise, apresentamos o resultado de um projeto desenvolvido nas aulas de Produção Textual com o uso do blog. O projeto “Blog: o diário na rede” foi desenvolvido em turmas do 6o ano, Ensino Fundamental II, visando ampliar os conhecimentos e as habilidades dos aprendizes em relação à escrita. O resultado desse projeto permitiu concluir que o ensino de Produção de Texto mediado por gêneros textuais autênticos estimula os discentes e propicia o diálogo, a interação e a reflexão crítica, visto que os alunos assumem o papel de sujeitos e usam toda a sua criatividade.

Biografia do Autor

Mirella Barbosa, UFPE

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

BARBOSA, M. . Caindo na rede: o uso do blog como ferramenta de ensino/ aprendizagem nas aulas de produção de texto. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 1, p. 85–96, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/478. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos