Uma breve perspectiva histórica acerca dos modelos de Estado

do Estado Absolutista ao Estado Regulador

Autores

  • Adriana Soares de Moura Carneiro UFPE

Palavras-chave:

Estado, Modelos, Transformações, Crise, Perspectiva histórica

Resumo

O Estado, enquanto representante e líder ficcional da comunidade, desde seu surgimento, tem historicamente se apresentado sob diferentes arranjos, os quais defluem da necessidade de atendimento dos reclamos sociais, políticos, econômicos e jurídicos de cada povo e sociedade, em múltiplas épocas, com o fito de se adequar a sua própria razão de existir. Através de revisão de literatura pátria e estrangeira, verifica-se que nas variadas roupagens, particularmente observadas no cenário ocidental capitalista, o ente estatal sofre influxo das precedentes molduras para alcance de póstero modelo, tendo por estímulo transformador a crise, seja ela de viés político, social ou econômico, no propósito de autoburilamento da atualmente espécie da Organização Política, a despeito da natural e profícua dissensão doutrinária correlata à temática.

Biografia do Autor

Adriana Soares de Moura Carneiro, UFPE

Doutoranda em Direito Administrativo, com ênfase em Regulação e Tributação Indutora | UFPE. Mestra em Direito Administrativo, com ênfase em Regulação e Tributação Indutora | UFPE. Especialista em Direito Administrativo | UFPE. Graduada em Direito | UNICAP. Professora de disciplinas jurídicas em cursos de graduação e pós-graduação. Palestrante. Experiência em advocacia empresarial e consultoria e assessoria jurídicas, e como juíza leiga | Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

CARNEIRO, A. S. de M. Uma breve perspectiva histórica acerca dos modelos de Estado : do Estado Absolutista ao Estado Regulador. Revista Lumen, Recife, v. 25, n. 2, p. 79–89, 2016. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/491. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos