Inclusão da criança surda na escola
Palavras-chave:
Escola, Inclusão, Exclusão, Criança surdaResumo
O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, procurando destacar os impactos sociolinguísticos gerados pela inclusão de crianças surdas na escola, tendo como problemática a cultura assistencialista contida em práticas inclusivas que favorecem a exclusão dos alunos surdos na escola e desfavorecem o uso e a difusão da língua brasileira de sinais, da cultura e identidade surda. A fundamentação conduzirá com aprofundamento no campo da surdez (SACKS, 2002; STROBEL, 2015; LOPES, 2007; QUADROS, 1997, 2002, 2004), inclusão (SASSAKI, 1997), linguagem (VYGOTSKY, 2000, 2008) e da legislação pertinente, dentre outros. O primeiro item inicia a discussão abordando a temática da linguagem e surdez, apresentando uma visão sociointeracionista, apontando a importância da cultura e do outro na construção e aquisição da linguagem. No segundo item, apontamos algumas questões sobre a educação enquanto direito de todos, apresentando alguns direitos adquiridos, como o acesso à educação e o direito a uma educação bilíngue e bicultural na escola, como também, nos deparamos com algumas resoluções preconceituosas que menosprezam a natureza humana, inferiorizam e discriminam as pessoas e, o pior, são apresentadas como defensoras justas e promotoras do bem-estar de todos. No terceiro item, construimos algumas reflexões sobre o processo de inclusão da criança surda no ambiente escolar.