Inclusão da criança surda na escola

Autores

  • Kylzia Andrea Azevedo Pereira FAFIRE

Palavras-chave:

Escola, Inclusão, Exclusão, Criança surda

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, procurando destacar os impactos sociolinguísticos gerados pela inclusão de crianças surdas na escola, tendo como problemática a cultura assistencialista contida em práticas inclusivas que favorecem a exclusão dos alunos surdos na escola e desfavorecem o uso e a difusão da língua brasileira de sinais, da cultura e identidade surda. A fundamentação conduzirá com aprofundamento no campo da surdez (SACKS, 2002; STROBEL, 2015; LOPES, 2007; QUADROS, 1997, 2002, 2004), inclusão (SASSAKI, 1997), linguagem (VYGOTSKY, 2000, 2008) e da legislação pertinente, dentre outros. O primeiro item inicia a discussão abordando a temática da linguagem e surdez, apresentando uma visão sociointeracionista, apontando a importância da cultura e do outro na construção e aquisição da linguagem. No segundo item, apontamos algumas questões sobre a educação enquanto direito de todos, apresentando alguns direitos adquiridos, como o acesso à educação e o direito a uma educação bilíngue e bicultural na escola, como também, nos deparamos com algumas resoluções preconceituosas que menosprezam a natureza humana, inferiorizam e discriminam as pessoas e, o pior, são apresentadas como defensoras justas e promotoras do bem-estar de todos. No terceiro item, construimos algumas reflexões sobre o processo de inclusão da criança surda no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Kylzia Andrea Azevedo Pereira, FAFIRE

Docente da Faculdade Frassinetti do Recife | FAFIRE, graduada em Pedagogia | UNICAP, Pós-graduada em Gestão Educacional | UNICAP, Pós-graduada em Estudos surdos, cultura e diversidade- FSH  

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Publicado

01-06-2017

Como Citar

PEREIRA, K. A. A. . Inclusão da criança surda na escola. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 1, p. 25–32, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/499. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos