A brincadeira e a construção de conhecimentos na Educação Infantil

Autores

  • Maria Jaqueline Paes de Carvalho UFPE

Palavras-chave:

Brincadeira, Educação Infantil, Aprendizagem com parceiros

Resumo

Este trabalho buscou investigar se um grupo de brincadeira infantil se constitui como um espaço sociocultural onde as crianças se apropriam ou reinventam informações recebidas em seu meio, inclusive as articuladas intencionalmente na escola. Sabe-se da importância da brincadeira na ontogênese da criança e acredita-se, desse modo, ser fundamental aos educadores se certificar do valor deste brincar. Na pesquisa foram examinados dois grupos de seis crianças cada, sendo proporcionado, a ambos, seis sessões de brincadeiras livres, todas videogravadas. No primeiro grupo foi articulada uma intervenção pedagógica, após as três primeiras sessões, que enfocou um tema da área de Natureza e Sociedade. Enquanto com o segundo grupo não houve essa atividade. Verificou-se que as modificações ocorridas nas brincadeiras do primeiro grupo apresentaram uma maior valorização do objeto focado na intervenção pedagógica, além de indicarem uma atuação das crianças como agente de transmissão da cultura, pois utilizaram elementos da intervenção e incorporaram a uma brincadeira já existente na microcultura do grupo.

Biografia do Autor

Maria Jaqueline Paes de Carvalho, UFPE

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco | UFRPE | Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco | UFPE 

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

CARVALHO, M. J. P. de . A brincadeira e a construção de conhecimentos na Educação Infantil. Revista Lumen, Recife, v. 26, n. 2, p. 11–21, 2017. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/524. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos