Uma incursão no programa de residência pedagógica da FAFIRE

entre a teoria e a prática

Autores

  • Nelma Menezes Soares de Azevêdo FAFIRE
  • Michelle Beltrão Soares Sales FAFIRE

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação inicial, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Uma das questões mais complexas da formação inicial de professores consiste nas discussões entre teoria e prática. A organização dos cursos de licenciatura estabelece unidades curriculares e momentos de experiências por meio das quais os alunos podem integrar seus conhecimentos, articulando-os e reelaborando-os em suas práticas. Pretende-se, neste artigo, aprofundar a discussão sobre a necessária integração que deve haver entre os cursos de formação e os estágios a partir do Programa de Residência Pedagógica realizado na Faculdade Frassinetti do Recife no ano de 2019. A partir dos relatos dos residentes, alunos do subprojeto de Letras, pudemos avaliar a importância da prática em campo, revelada por meio de uma estreita relação entre as Instituições de Ensino Superior e as escolas que recebem os alunos para a residência pedagógica. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o desempenho dos alunos, a partir de suas próprias reflexões, especificamente sob dois aspectos: como o estudante do curso de Letras Fafire articula sua prática na residência pedagógica com a teoria desenvolvida em sala; e qual é a relação entre a participação e o desenvolvimento do aluno com a escola da residência. Para tanto, através de entrevistas semiestruturadas, os estudantes residentes do curso de Letras puderam relatar suas experiências. Como resultado, verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação entre a Faculdade e a escola. Essa articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que participaram do Programa, e houve receptividade positiva e colaborativa dos que atuam nas escolas-campo.

Biografia do Autor

Nelma Menezes Soares de Azevêdo, FAFIRE

Mestre em Educação, Culturas e Identidades – UFRPE. Professora da FAFIRE – Docente orientadora do Programa da Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto do Curso de Letras / FAFIRE (jul. 2018 – jan. 2020) 

Michelle Beltrão Soares Sales, FAFIRE

Doutora em Educação. Professora Adjunta da UFRPE – Departamento de Educação. Coordenação Institucional do Programa da Residência Pedagógica (CAPES) do subprojeto do Curso de Letras / FAFIRE (jul. 2018 – out. 2019) 

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

AZEVÊDO, N. M. S. de .; SALES, M. B. S. Uma incursão no programa de residência pedagógica da FAFIRE: entre a teoria e a prática. Revista Lumen, Recife, v. 30, n. 1, p. 21–32, 2021. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/597. Acesso em: 19 set. 2024.