Transtorno do espectro autista - TEA - e o Plano de Desenvolvimento Individualizado - PDI

Autores

  • Kylzia Andrea Azevedo Pereira FAFIRE

Palavras-chave:

TEA, Autismo, Diagnóstico, PDI

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O presente artigo tem como objetivo compreender e pontuar os principais critérios diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista -TEA e a aplicação do plano de desenvolvimento individualizado na escola. Para alcançar os objetivos propostos, este estudo é caracterizado por ser uma pesquisa bibliográfica. Como resultado obtido, percebe-se que o número de estudantes laudados é crescente e as escolas não estão preparadas para oferecer um serviço educacional especializado de qualidade.

Biografia do Autor

Kylzia Andrea Azevedo Pereira, FAFIRE

Docente FAFIRE, graduada em pedagogia | UNICAP, pós-graduada em Gestão educacional | UNICAP | pós-graduada em Educação Especial/ estudos surdos – FSH | Mestra em Ciências da Linguagem – UNICAP 

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

PEREIRA, K. A. A. . Transtorno do espectro autista - TEA - e o Plano de Desenvolvimento Individualizado - PDI. Revista Lumen, Recife, v. 32, n. 1, p. 101–113, 2023. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/672. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos