Formação inicial de professores em Moçambique

antigos e novos desafios do ensino primário

Autores

  • Malua Mateus Adany UnB
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes UnB

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Moçambique, Ensino Primário

Resumo

Esse estudo expõe aspectos teóricos, históricos e legais da formação docente em Moçambique, especificamente do ensino primário, com foco no contexto pós-independência (1975). A fundamentação está ancorada em autores como Ajoque (2021), Donaciano (2006), Castiano e Ngoenha (2005), Langa (2022), Timbane (2014), entre outros. Do mesmo modo, em documentos oficiais, como as Leis 4/1983; 6/1992 e 18/2018, a fim de evidenciar as principais mudanças ocorridas nos modelos de formação docente. Os resultados apontam que, apesar dos esforços empreendidos nesse campo, os vários modelos formativos não vêm evidenciando resultados expressivos nessa área e, consequentemente, nos processos de ensino e de aprendizagem no segmento primário. A expansão do acesso à educação, em Moçambique, em concomitância com a saída massiva de professores do país, pós-independência, vem impondo novos desafios na formação e nos processos didáticos de sala de aula. Em razão disso, o estudo realça, ainda, que a formação não vem assegurando um ensino eficaz de leitura, escrita e contagem, habilidades básicas para o êxito no processo de escolarização dos estudantes.   

Biografia do Autor

Malua Mateus Adany, UnB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, UnB

Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

ADANY, M. M. .; OLIVEIRA-MENDES, S. A. de . Formação inicial de professores em Moçambique: antigos e novos desafios do ensino primário. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 1, p. 4–26, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/738. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos