João Cabral de Melo Neto e O Cão sem Plumas

Imagens do Surrealismo

Autores

  • Marina Sales Bandeira de Almeida UFRPE
  • Antony Cardoso Bezerra UFRPE

Palavras-chave:

Surrealismo, Imagens, O Cão sem Plumas, João Cabral de Melo Neto

Resumo

Considerado um escritor do Modernismo, mais precisamente da Geração de 45, João Cabral de Melo Neto é conceituado como um poeta cerebral, cuja concretude está presente nos seus versos, na sua crítica e autocrítica. Podemos identificar a influência que a poesia de Cabral sofreu do Surrealismo a partir da análise da sua obra O Cão sem Plumas, dos seus primeiros poemas em Pedra do Sono e das relações que o poeta teve com o Movimento Surrealista e com artistas adeptos da estética – principalmente durante as reuniões do Café Lafayette e em sua passagem pela Espanha, na condição de diplomata. O Cão sem Plumas tem, em sua organização estrutural, imagens e figuras que remetem à linguagem do Surrealismo e, assim, as análises dos versos contidas neste ensaio sinalizam tais imagens e desenvolvem uma reflexão sobre seus significados, promovendo uma analogia com o Surrealismo. Os autores que dão embasamento para a pesquisa são: Candido (1996); Castello (1996); Athayde (1998); Shiguehara (2010); Marques (2021); Durozoi e Lecherbonnier (1972); Gomes (1994); Danziger e Johnson (1974), entre outros.

Biografia do Autor

Marina Sales Bandeira de Almeida, UFRPE

Graduanda em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Antony Cardoso Bezerra, UFRPE

Doutor em Letras pela UFPE, Professor Associado 3 da Licenciatura em Letras da UFRPE.

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

ALMEIDA, M. S. B. de .; BEZERRA, A. C. . João Cabral de Melo Neto e O Cão sem Plumas: Imagens do Surrealismo. Revista Lumen, Recife, v. 33, n. 1, p. 57–79, 2024. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/lumen/article/view/740. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos