João Cabral de Melo Neto e O Cão sem Plumas
Imagens do Surrealismo
Palavras-chave:
Surrealismo, Imagens, O Cão sem Plumas, João Cabral de Melo NetoResumo
Considerado um escritor do Modernismo, mais precisamente da Geração de 45, João Cabral de Melo Neto é conceituado como um poeta cerebral, cuja concretude está presente nos seus versos, na sua crítica e autocrítica. Podemos identificar a influência que a poesia de Cabral sofreu do Surrealismo a partir da análise da sua obra O Cão sem Plumas, dos seus primeiros poemas em Pedra do Sono e das relações que o poeta teve com o Movimento Surrealista e com artistas adeptos da estética – principalmente durante as reuniões do Café Lafayette e em sua passagem pela Espanha, na condição de diplomata. O Cão sem Plumas tem, em sua organização estrutural, imagens e figuras que remetem à linguagem do Surrealismo e, assim, as análises dos versos contidas neste ensaio sinalizam tais imagens e desenvolvem uma reflexão sobre seus significados, promovendo uma analogia com o Surrealismo. Os autores que dão embasamento para a pesquisa são: Candido (1996); Castello (1996); Athayde (1998); Shiguehara (2010); Marques (2021); Durozoi e Lecherbonnier (1972); Gomes (1994); Danziger e Johnson (1974), entre outros.