Faca sem ponta, galinha sem pé: questionamento das relações de gênero em Ruth Rocha

Autores

  • Divaneide Ferreira da Silva Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco
  • Jéssica Sabrina de Oliveira Menezes Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Palavras-chave:

Literatura infantil, Tradição e ruptura, Relações de gênero

Resumo

O presente estudo procura especular a condição da literatura infanto-juvenil no seu diálogo de (des)continuidade com a tradição, através da análise da obra Faca sem ponta, galinha sem pé (1983), de Ruth Rocha. Nesse sentido, pretendemos atentar para o questionamento das relações de gênero e, portanto, da formação cultural do indivíduo. Para tanto, filiar-nos-emos ao pensamento de Abramovich (1995), Bettelheim (1996), Cadermatori (1994), Facina (2004), Haug (s/d), Laraia (1988) e Zilberman (2006). No entanto, é o discurso ficcional de Ruth Rocha que nos serve de norte principal.

Biografia do Autor

Divaneide Ferreira da Silva, Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Graduanda em Letras pela Faculdade São Miguel e professora da rede privada de ensino.2Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da rede estadual de ensino (SEE-PE).      

Jéssica Sabrina de Oliveira Menezes, Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da rede estadual de ensino (SEE-PE).      

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

SILVA, D. F. da; MENEZES, J. S. de O. Faca sem ponta, galinha sem pé: questionamento das relações de gênero em Ruth Rocha. Revista FAFIRE, Recife, v. 3, n. 2, p. 20–24, 2010. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/152. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos