Faca sem ponta, galinha sem pé: questionamento das relações de gênero em Ruth Rocha

Autores/as

  • Divaneide Ferreira da Silva Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco
  • Jéssica Sabrina de Oliveira Menezes Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Palabras clave:

Literatura infantil, Tradição e ruptura, Relações de gênero

Resumen

O presente estudo procura especular a condição da literatura infanto-juvenil no seu diálogo de (des)continuidade com a tradição, através da análise da obra Faca sem ponta, galinha sem pé (1983), de Ruth Rocha. Nesse sentido, pretendemos atentar para o questionamento das relações de gênero e, portanto, da formação cultural do indivíduo. Para tanto, filiar-nos-emos ao pensamento de Abramovich (1995), Bettelheim (1996), Cadermatori (1994), Facina (2004), Haug (s/d), Laraia (1988) e Zilberman (2006). No entanto, é o discurso ficcional de Ruth Rocha que nos serve de norte principal.

Biografía del autor/a

Divaneide Ferreira da Silva, Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Graduanda em Letras pela Faculdade São Miguel e professora da rede privada de ensino.2Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da rede estadual de ensino (SEE-PE).      

Jéssica Sabrina de Oliveira Menezes, Secretaria Estadual de Ensino de Pernambuco

Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da rede estadual de ensino (SEE-PE).      

Publicado

2010-12-01

Cómo citar

SILVA, D. F. da; MENEZES, J. S. de O. Faca sem ponta, galinha sem pé: questionamento das relações de gênero em Ruth Rocha. Revista FAFIRE, Recife, v. 3, n. 2, p. 20–24, 2010. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/152. Acesso em: 14 nov. 2024.