O processo ensino-aprendizagem em tempos de virtualidade: uma pesquisa fenomenológica
Palavras-chave:
Ensino remoto. Professores. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Gestalt-terapia.Resumo
A realidade imposta pela pandemia da COVID-19 causou um grande impacto na vida das pessoas, sobretudo no que concerne às medidas sanitárias de proteção contra a doença, como o isolamento social. Apesar das restrições, o mundo buscou se adaptar em diferentes contextos. A educação foi um deles e adotou o ensino remoto. Este formato trouxe repercussões sobre a maneira tradicional como o processo ensino-aprendizagem se configurava, sendo necessário modificá-lo com o cenário pandêmico. A partir disto, este estudo buscou compreender, à luz da Gestalt Terapia, a percepção dos docentes de Ensino Médio acerca do processo ensino-aprendizagem no ensino remoto, em escolas privadas. Para tal, foi utilizada a pesquisa qualitativa e o método fenomenológico empírico de Amadeo Giorgi, almejando investigar o sentido da experiência através da descrição dos professores que a relataram por meio de entrevista, a partir de duas perguntas disparadoras. Entre os principais resultados destacam-se: a necessidade de adaptação dos docentes ao formato remoto, a constatação de implicações emocionais decorrentes deste processo, a dificuldade de avaliação dos alunos, mediante a escassa participação destes e a necessidade de mudança no comportamento docente frente a um novo formato de sala de aula e de processo ensino-aprendizagem.