O processo ensino-aprendizagem em tempos de virtualidade: uma pesquisa fenomenológica

Autores

  • Vladya Lira UNIFACOL
  • Virgínia Pinto UFRPE
  • Bárbara Spenciere UNIFACOL

Palavras-chave:

Ensino remoto. Professores. Tecnologias. Ensino-aprendizagem. Gestalt-terapia.

Resumo

A realidade imposta pela pandemia da COVID-19 causou um grande impacto na vida das pessoas, sobretudo no que concerne às medidas sanitárias de proteção contra a doença, como o isolamento social. Apesar das restrições, o mundo buscou se adaptar em diferentes contextos. A educação foi um deles e adotou o ensino remoto. Este formato trouxe repercussões sobre a maneira tradicional como o processo ensino-aprendizagem se configurava, sendo necessário modificá-lo com o cenário pandêmico. A partir disto, este estudo buscou compreender, à luz da Gestalt Terapia, a percepção dos docentes de Ensino Médio acerca do processo ensino-aprendizagem no ensino remoto, em escolas privadas. Para tal, foi utilizada a pesquisa qualitativa e o método fenomenológico empírico de Amadeo Giorgi, almejando investigar o sentido da experiência através da descrição dos professores que a relataram por meio de entrevista, a partir de duas perguntas disparadoras. Entre os principais resultados destacam-se: a necessidade de adaptação dos docentes ao formato remoto, a constatação de implicações emocionais decorrentes deste processo, a dificuldade de avaliação dos alunos, mediante a escassa participação destes e a necessidade de mudança no comportamento docente frente a um novo formato de sala de aula e de processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vladya Lira, UNIFACOL

Mestre em Psicologia pela UFPE | Docente do Ensino Superior de Pós-Graduação da UNIFACOL | Diretora Acadêmica do Construir – Espaço de formação de Gestalt-terapeutas / Psicóloga Clínica CRP 02/12765.

Virgínia Pinto, UFRPE

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco–UNICAP | Docente da UFRPE.

Bárbara Spenciere, UNIFACOL

Doutora em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio. | Docente do Ensino Superior de Pós-Graduação da UNIFACOL | Psicóloga Clínica CRP 02/22630.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-15

Como Citar

LIRA, V. T. P. de L.; PINTO, V. C. P.; CAMPOS, B. S. de O. C. O processo ensino-aprendizagem em tempos de virtualidade: uma pesquisa fenomenológica. Revista FAFIRE, Recife, v. 14, n. 1, p. 06–22, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/55. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos