Os desafios da educação de pessoas jovens e adultas e a valorização da identidade discente

Autores

  • Elias Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco
  • Mikhail Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco
  • Jaeliton Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Básica. Identidade estudantil. EJA. Retomada aos estudos.

Resumo

Valorizar a identidade dos estudantes da Educação de pessoas Jovens e Adultas (EJA) é necessário, tendo em vista a sua contribuição para a diminuição da evasão escolar nessa modalidade de ensino. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios que a EJA vem enfrentando na atualidade, evidenciando a importância da valorização da identidade discente como meio para superar tais problemas. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Para isso, foram utilizadas publicações científicas presentes nas bases de dados Google Acadêmico, periódicos CAPES e Scielo, entre os anos de 2012 e 2020. A pesquisa possibilitou a compreensão de que é possível reduzir os altos índices de evasão escolar na EJA, desde que haja um esforço coletivo entre governo, escola e professores, visando o desenvolvimento de alternativas que tornem o ambiente escolar mais atrativo para aquelas pessoas que voltaram a estudar depois de um longo período longe da escola. Esses esforços giram em torno de desenvolvimento de currículos e metodologias de ensino que valorizem a identidade de cada estudante. É possível concluir que a escola e todos os profissionais que nela trabalham devem promover meios para que os estudantes se sintam motivados e possam dar continuidade aos seus estudos.

Biografia do Autor

Elias Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco.

Mikhail Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco.

Jaeliton Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco

Professor tutor a distância da disciplina TCC, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Pernambuco e orientador da pesquisa. Mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-15

Como Citar

SILVA, E. S. G. da S.; SILVA, M. de A. C. S.; SILVA, J. . F. da S. Os desafios da educação de pessoas jovens e adultas e a valorização da identidade discente. Revista FAFIRE, Recife, v. 14, n. 1, p. 41–51, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/57. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos