Os desafios da educação de pessoas jovens e adultas e a valorização da identidade discente
Palavras-chave:
Educação Básica. Identidade estudantil. EJA. Retomada aos estudos.Resumo
Valorizar a identidade dos estudantes da Educação de pessoas Jovens e Adultas (EJA) é necessário, tendo em vista a sua contribuição para a diminuição da evasão escolar nessa modalidade de ensino. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios que a EJA vem enfrentando na atualidade, evidenciando a importância da valorização da identidade discente como meio para superar tais problemas. A metodologia adotada para atingir o objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. Para isso, foram utilizadas publicações científicas presentes nas bases de dados Google Acadêmico, periódicos CAPES e Scielo, entre os anos de 2012 e 2020. A pesquisa possibilitou a compreensão de que é possível reduzir os altos índices de evasão escolar na EJA, desde que haja um esforço coletivo entre governo, escola e professores, visando o desenvolvimento de alternativas que tornem o ambiente escolar mais atrativo para aquelas pessoas que voltaram a estudar depois de um longo período longe da escola. Esses esforços giram em torno de desenvolvimento de currículos e metodologias de ensino que valorizem a identidade de cada estudante. É possível concluir que a escola e todos os profissionais que nela trabalham devem promover meios para que os estudantes se sintam motivados e possam dar continuidade aos seus estudos.