Impressões probatórias: cultura x progressão escolar em duas escolas públicas de comunidade

Autores

  • Glauco Cazé FAFIRE

Palavras-chave:

Escola Pública. Educação. Cultura. Comunidade.

Resumo

O presente artigo – fruto de uma experiência docente – tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre cultura e educação, realizada em duas escolas públicas ditas de comunidade, na GRE Metro Norte, no estado de Pernambuco. Respaldados por uma fundamentação teórica amparada nas ideias de Roque Laraia, Gilles Lipovetsky, Terry Eagleton, entre outros pensadores, os números resultantes da pesquisa qualitativo-descritiva corroboram a força cultural (tantas vezes retroativa) exercida pelo ambiente comunitário no comportamento escolar de alunas e alunos pertencentes às escolas observadas. Os resultados, ainda, consideram urgente o fortalecimento da tríade professor/professora, gestão escolar/poder público e família, na construção de uma vida escolar mais ampla de oportunidades, que possibilite o contato com uma cultura mundo capaz de sensibilizar os estudantes a possibilidades profissionais futuras para além de suas próprias raízes comunitárias.

Biografia do Autor

Glauco Cazé, FAFIRE

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE | Professor de Língua Portuguesa na Rede Pública de Educação do Estado de Pernambuco e da Faculdade Frassinetti do Recife/FAFIRE.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-15

Como Citar

CAZÉ, G. C. C. Impressões probatórias: cultura x progressão escolar em duas escolas públicas de comunidade. Revista FAFIRE, Recife, v. 14, n. 1, p. 52–66, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/58. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos