Atuação psicopedagógica frente aos sujeitos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade:
o que dizem os textos
Palavras-chave:
Atenção, Avaliação, Atuação psicopedagógica, Intervenção, TDAHResumo
Partindo do pressuposto de que a atuação psicopedagógica visa a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, assim como dos transtornos que podem interferir nesses processos, o presente trabalho tem como escopo a análise da atuação dos profissionais da Psicopedagogia frente aos sujeitos que apresentam o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, a pesquisa ora apresentada diz respeito a uma revisão bibliográfica das publicações da Revista Psicopedagogia, publicada pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Durante a investigação científica, foram encontrados 12 artigos correlatos ao tema: sendo, 5 deles com ênfase nos aspectos da atenção e 7 relacionados diretamente ao conjunto de características do TDAH. Foi desvelado que as publicações, em sua maioria, apresentam a contextualização do TDAH do ponto de vista etimológico, dando ênfase à variedade de ferramentas que podem auxiliar o cotidiano do profissional da Psicopedagogia, tanto na etapa de avaliação quanto na etapa de intervenção. Além dessas publicações focarem no tríplice sintomatológico do TDAH (desatenção, hiperatividade e impulsividade) como um conhecimento que deve permear a práxis psicopedagógica, também indicam que ela deve estar baseada em conhecimento teórico-metodológico sólido.