Atuação psicopedagógica frente aos sujeitos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade:

o que dizem os textos

Autores/as

  • Amanda Karla Santiago Araújo UFPE
  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos UFPE

Palabras clave:

Atenção, Avaliação, Atuação psicopedagógica, Intervenção, TDAH

Resumen

Partindo do pressuposto de que a atuação psicopedagógica visa a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, assim como dos transtornos que podem interferir nesses processos, o presente trabalho tem como escopo a análise da atuação dos profissionais da Psicopedagogia frente aos sujeitos que apresentam o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nesse sentido, a pesquisa ora apresentada diz respeito a uma revisão bibliográfica das publicações da Revista Psicopedagogia, publicada pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Durante a investigação científica, foram encontrados 12 artigos correlatos ao tema: sendo, 5 deles com ênfase nos aspectos da atenção e 7 relacionados diretamente ao conjunto de características do TDAH. Foi desvelado que as publicações, em sua maioria, apresentam a contextualização do TDAH do ponto de vista etimológico, dando ênfase à variedade de ferramentas que podem auxiliar o cotidiano do profissional da Psicopedagogia, tanto na etapa de avaliação quanto na etapa de intervenção. Além dessas publicações focarem no tríplice sintomatológico do TDAH (desatenção, hiperatividade e impulsividade) como um conhecimento que deve permear a práxis psicopedagógica, também indicam que ela deve estar baseada em conhecimento teórico-metodológico sólido.

Biografía del autor/a

Amanda Karla Santiago Araújo, UFPE

Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, UFPE

Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2022-06-01

Cómo citar

ARAÚJO, A. K. S. .; SANTOS, T. R. F. da S. Atuação psicopedagógica frente aos sujeitos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: : o que dizem os textos . Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 1, p. 64–83, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/686. Acesso em: 19 sep. 2024.