A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo

um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal

Autores

  • Sandra Martins Agrupamento de Escolas de Valdevez
  • Paulo Marinho FPCEUP
  • Fátima Sousa-Pereira ESE-IPVC

Palavras-chave:

Coadjuvação docente, Trabalho colaborativo, Inovação pedagógica, Sucesso educativo

Resumo

As escolas deparam-se com grandes desafios para responder às necessidades de todos os alunos, face à heterogeneidade das turmas e introdução de alterações nos currículos, que se pretendem mais flexíveis e diferenciados no desiderato de construir uma escola efetivamente inclusiva. Reconhecendo-se a complexidade dos processos de mudança educacional e as mais-valias associadas a culturas de colaboração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, torna-se relevante aferir os efeitos da aplicação do regime de equipes educativas, sustentado em lógicas de coadjuvação, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal. Neste enquadramento, realizou-se um estudo de caso descritivo (Yin, 2005) focado nas dinâmicas de trabalho, em regime de coadjuvação, entre docentes do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do norte de Portugal. O estudo objetivou compreender contributos da coadjuvação na melhoria das práticas pedagógicas docentes e no sucesso educativo dos alunos. Para o efeito, recorreu-se a um questionário a docentes titulares de turma do 1.º CEB e a uma entrevista semiestruturada à Coordenadora do Departamento do 1.º CEB. Os dados obtidos foram sujeitos à análise de conteúdo e análise estatística, numa abordagem qualitativa e interpretativa (Coutinho, 2014), tendo permitido concluir que a implementação da coadjuvação em sala de aula é entendida como processo de acompanhamento tendo como recurso o trabalho colaborativo. Como tal, fomenta a experimentação e a reflexão conjuntas, repercutindo-se na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na qualidade do ensino e no sucesso escolar dos alunos.

Biografia do Autor

Sandra Martins, Agrupamento de Escolas de Valdevez

Professora do Quadro de Escola, Agrupamento de Escolas de Valdevez, Viana do Castelo, Portugal.

Paulo Marinho, FPCEUP

Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Fátima Sousa-Pereira, ESE-IPVC

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

MARTINS, S.; MARINHO, P.; SOUSA-PEREIRA, F. A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo: um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal. Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 4–18, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/702. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos