A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo
um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal
Palavras-chave:
Coadjuvação docente, Trabalho colaborativo, Inovação pedagógica, Sucesso educativoResumo
As escolas deparam-se com grandes desafios para responder às necessidades de todos os alunos, face à heterogeneidade das turmas e introdução de alterações nos currículos, que se pretendem mais flexíveis e diferenciados no desiderato de construir uma escola efetivamente inclusiva. Reconhecendo-se a complexidade dos processos de mudança educacional e as mais-valias associadas a culturas de colaboração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, torna-se relevante aferir os efeitos da aplicação do regime de equipes educativas, sustentado em lógicas de coadjuvação, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal. Neste enquadramento, realizou-se um estudo de caso descritivo (Yin, 2005) focado nas dinâmicas de trabalho, em regime de coadjuvação, entre docentes do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do norte de Portugal. O estudo objetivou compreender contributos da coadjuvação na melhoria das práticas pedagógicas docentes e no sucesso educativo dos alunos. Para o efeito, recorreu-se a um questionário a docentes titulares de turma do 1.º CEB e a uma entrevista semiestruturada à Coordenadora do Departamento do 1.º CEB. Os dados obtidos foram sujeitos à análise de conteúdo e análise estatística, numa abordagem qualitativa e interpretativa (Coutinho, 2014), tendo permitido concluir que a implementação da coadjuvação em sala de aula é entendida como processo de acompanhamento tendo como recurso o trabalho colaborativo. Como tal, fomenta a experimentação e a reflexão conjuntas, repercutindo-se na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na qualidade do ensino e no sucesso escolar dos alunos.