A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo

um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal

Autores/as

  • Sandra Martins Agrupamento de Escolas de Valdevez
  • Paulo Marinho FPCEUP
  • Fátima Sousa-Pereira ESE-IPVC

Palabras clave:

Coadjuvação docente, Trabalho colaborativo, Inovação pedagógica, Sucesso educativo

Resumen

As escolas deparam-se com grandes desafios para responder às necessidades de todos os alunos, face à heterogeneidade das turmas e introdução de alterações nos currículos, que se pretendem mais flexíveis e diferenciados no desiderato de construir uma escola efetivamente inclusiva. Reconhecendo-se a complexidade dos processos de mudança educacional e as mais-valias associadas a culturas de colaboração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, torna-se relevante aferir os efeitos da aplicação do regime de equipes educativas, sustentado em lógicas de coadjuvação, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal. Neste enquadramento, realizou-se um estudo de caso descritivo (Yin, 2005) focado nas dinâmicas de trabalho, em regime de coadjuvação, entre docentes do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do norte de Portugal. O estudo objetivou compreender contributos da coadjuvação na melhoria das práticas pedagógicas docentes e no sucesso educativo dos alunos. Para o efeito, recorreu-se a um questionário a docentes titulares de turma do 1.º CEB e a uma entrevista semiestruturada à Coordenadora do Departamento do 1.º CEB. Os dados obtidos foram sujeitos à análise de conteúdo e análise estatística, numa abordagem qualitativa e interpretativa (Coutinho, 2014), tendo permitido concluir que a implementação da coadjuvação em sala de aula é entendida como processo de acompanhamento tendo como recurso o trabalho colaborativo. Como tal, fomenta a experimentação e a reflexão conjuntas, repercutindo-se na consolidação de práticas profissionais colaborativas e reflexivas, na qualidade do ensino e no sucesso escolar dos alunos.

Biografía del autor/a

Sandra Martins, Agrupamento de Escolas de Valdevez

Professora do Quadro de Escola, Agrupamento de Escolas de Valdevez, Viana do Castelo, Portugal.

Paulo Marinho, FPCEUP

Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Fátima Sousa-Pereira, ESE-IPVC

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

MARTINS, S.; MARINHO, P.; SOUSA-PEREIRA, F. A coadjuvação docente na melhoria do sucesso educativo: um estudo de caso nos primeiros anos da Educação Básica em Portugal. Revista FAFIRE, Recife, v. 15, n. 2, p. 4–18, 2022. Disponível em: https://fafire.emnuvens.com.br/revista/article/view/702. Acesso em: 4 feb. 2025.